terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Leitor

"O Leitor" é um livro publicado pela primeira vez há cerca de 10 anos. O autor - Bernhard Schlink - é um jurista, que se tornou Juiz no Tribunal Constitucional da Renânia Setentrional-Vestefália. É professor de Direito Público e de Filosofia do Direito.

O Leitor, também em filme, é uma reflexão profunda sobre a Alemanha nazi e sobre o julgamento feito pelas gerações seguintes, e que tenta compreender a complexidade do ser humano.
O Holocausto, em que morreram 6 milhões de judeus, é sempre dúvida um dos crimes mais hediondos da humanidade. Como foi possível? Como é que milhares de pessoas ficaram caladas?



Há muitos aspectos na pessoa, como ser único e irrepetível, que fogem à compreensão humana. O lugar, o contexto, as motivações, a culpa. Os que perpetraram a tortura, os maus tratos e a morte serão mais culpados do que aqueles que calaram, que fugiram, que fecharam os olhos aos horrores da guerra, ao genocídio?

O Leitor fala da chamada "geração justa" que julga os seus pais e professores, por terem calado tanto e durante tanto tempo e depois se terem tornado juízes de outros alemães.

Como é que foi possível que pessoas comuns cometessem crimes tão violentos?
Como foi possível ficar em silêncio diante de um genocídio tão extenso?

Sem comentários:

Enviar um comentário