quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Outubro - Mês do Cancro da Mama

A importância do cancro da mama, em termos de saúde pública,é bem ilustrada pelo facto de Outubro ter sido declarado o Mês do Cancro da Mama.
O panorama desta doença, em Portugal, não é nada animador, pois trata-se da mais frequente, afectando um universo de pessoas muito novas. No entanto, a maioria dos casos, são referidos como casos de sucesso, porque "foram detectados precocemente: As mulheres são sensibilizadas para os rastreios e tem-se verificado algum sucesso."
Hoje, mais do que nunca, a vida é um um valor a preservar e a defender com muita preocupação. Mas também existe o reverso da medalha e há quem temendo o pior, não abordam o médico de família e muitas vezes a doença avança. E quando a decisão chega, já é tarde demais.
O cancro da mama é o tumor maligno mais frequente no sexo feminino, atingindo, pelo menos, uma em cada dez mulheres.
O caminho apontado para que as coisas corram bem passa pela ida ao médico, de ano a ano, ainda que não existam sinais visíveis da doença: "Esta é uma forma que poderá ser a chave do sucesso da luta contra o cancro".
Os problemas do foro ginecológico são olhados com algumas reservas e, por vezes descuidados, por se falar de doenças ainda vistas como "tabu".
No entanto, no nosso concelho (Tabuaço), penso que a população feminina, na maioria, está informada, graças ao trabalho da equipa do Centro de Saúde, nas campanhas de sensibilização, com a presença da carrinha-móvel, que se desloca a esta vila para fazer o rastreio, já que o mesmo não possui um mamógrafo.
Confie e pense... Não são só os que estão doentes, que precisam de médico.

"Há alguém que nunca nos vai abandonar, que nunca nos rejeitará. Por maiores que sejam os nossos problemas, angústias e dificuldades, Ele sabe tudo o que está acontecendo, e sabe do que precisamos!."

Sem comentários:

Enviar um comentário