sábado, 17 de outubro de 2009

Dia Mundial das Missões

Neste Domingo, dia 18 de Outubro, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Missões.
O objectivo deste dia é fazer ver aos cristãos que "evangelizar todos os povos" é também um dever de cada baptizado.
E numa mensagem escrita propositadamente para nos ajudar a viver este Dia, intitulada “As nações caminharão à sua luz” (Ap 21, 24), o Santo Padre escreve que “a missão da Igreja é iluminar com a luz do Evangelho todos os povos em seu caminhar na história rumo a Deus, pois Nele encontramos a plena realização. Devemos sentir o anseio e a paixão de iluminar todos os povos, com a luz de Cristo, que resplandece no rosto da Igreja, para que todos se reúnam na única família humana, sob a amável paternidade de Deus”.
Cada cristão deve, pois, reavivar em si a consciência do mandato missionário de Cristo de fazer discípulos todos os povos, seguindo as pegadas de São Paulo, o “Apóstolo dos Gentios”.
E continua o Papa: “A Igreja não age para expandir o seu poder ou afirmar o seu domínio, mas para levar a todos Cristo, salvação do mundo” enquanto “o compromisso de anunciar o Evangelho aos homens de nosso tempo... é sem dúvida alguma um serviço prestado não somente à comunidade cristã, mas também a toda a humanidade”. De facto a dispersão, a multiplicidade, o conflito, a inimizade “terão paz e serão reconciliadas através do sangue da Cruz e reconduzidas à unidade. O novo início já começou com a ressurreição e a exaltação de Cristo que atrai a si todas as coisas, as renova, as torna participantes da eterna glória de Deus”.
Todos os cristãos podem fazer alguma coisa pelas Missões. Seguindo o exemplo de Santa Teresinha, padroeira das missões, pelo menos podem rezar. Outros podem dar a sua ajuda económica para que os missionários ajudem os povos em dificuldade. E muitos de nós podemos também ser evangelizadores com a palavra e o testemunho junto de irmãos que precisam de ser ajudados a viver a Fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário