domingo, 25 de outubro de 2009

Lobo Antunes, Deus, sofrimento, Saramago

"A ideia de Deus é cada vez mais lógica para mim"
Deus é uma pessoa, uma entidade com Quem me zango muitas vezes... o sofrimento, é uma coisa que continuo sem entender... Porque há-de haver pessoas que sofrem tanto, sem o merecerem, crianças que não fizeram mal a ninguém, mulheres, homens,... eu não me importava de sofrer porque sabia que ia ficar bom, mas há pessoas que estão a sofrer e vão morrer...
Sou um escritor naturalmente religioso...
Na cova do lobo não há ateus...

Saramago... é um assunto que pouco me interessa... uma pessoa que teve a infelicidade de dizer certas coisas... dos poucos ecos que me chegaram dele, tive medo, medo por mim, ... medo de chegar à idade dele com tão pouco sentido crítico... A Bíblia é um texto tão complexo! Tem de ser lido de um ponto de vista simbólico,... as pessoas já sofrem tanto sozinhas, não precisam que eu as ajude...
espero que tenha mantido a virgindade do olhar...

Respostas de António Lobo Antunes à jornalista Judite de Sousa, na Grande Entrevista, na RTP 1, sobretudo nos cinco minutos finais.
Já agora dê uma espreitadela no Blogue de Laurinda Alves.

Sem comentários:

Enviar um comentário