segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Muro da Vergonha

       O muro de Berlim, imagem de marca da guerra fria entre os dois blocos ocidental, capitalista, e soviético comunista, dividindo ao meio a Alemanha, mas também o mundo. Foi muitas vezes chamado o Muro da Vergonha. Fisicamente dividiu, mas as feridas abertas nas pessoas e nos povos foram muito mais profundas e permanecem para lá de qualquer separação física.
       O Muro começou a ser construído em 1961, para evitar a emigração da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental, que ocorria desde a Segunda Guerra Mundial.
       O Muro foi derrubado em 9 de Novembro de 1989, há 20 anos.
       O Papa João Paulo II, vindo de um país onde o comunismo soviético imperou, a Polónia, ficou para sempre associado à queda dos regimes comunistas, e à deste de blocos e cimento e de outros muros de mentalidade, de cultura e de ideologia.


 1 - O Muro de Berlim (1961-1989)
2 - Partes do Muro, em exposições e museus
3 - Bloco do Muro no Santuário de Fátima

       Actualmente ergue-se na Jordânia um outro muro de vergonha, que divide Israel da Palestina, como se a humanidade tivesse necessidade de mais barreiras  além das que já possui da língua, da religião, da política, da cultura, do sexo, das ideologias. Barreiras deveriam ser fronteiras de encontro, de diálogo, de caminho, de partilha, de comunhão solidária.
       Pode ver um vídeo/reportagem sobre o muro de Berlim no YouTube.

Sem comentários:

Enviar um comentário