quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ANO NOVO !

Num romper de um novo ano…
Os sonhos possuem asas!
Asas de desejo,
Asas de esperança,
Asas de amor
Que se elevam num céu de fé…
O recomeço do “nunca fui”
O fim do “nunca é”!
O ano velho já lá vai…
O ano que se passou sem se deixar ver
O ano que Leva consigo as lembranças!
Umas tristes
Outras alegres,
Umas que as sentimos para sempre,
Outras que fingimos não as ter.
Mas isso agora já não importa…
O importante é o ter chegado até aqui!
O importante foi o ter vivido
E sentido a vida tal como ela é!
O importante…
É o continuar de um sonho,
Abrigados em castelos construídos no ar
E em suas terras plantar
Esse fruto tão saboroso e verdadeiro
Tão fácil de colher
Mas tão difícil de semear…
Esse que nos faz querer viver um próximo ano,
Esse que nos dá mais sabor á vida…
O fruto amar!


Desejo para todos:
365 Dias de felicidade;
52 semanas de saúde e prosperidade;
12 meses de amor e carinho;
8760 horas de paz e harmonia…
e que neste novo ano
Tenham 2010 motivos para sorrir!
.
-Moisés Correia-

Oração de fim do ano

Que Deus nasça em mim...

Compromisso da Festa de Natal da Catequese, no dia 19 de Dezembro de 2009:

       Hoje devo abrir-me ao Mistério do Natal, devo deixar que Deus nasça em mim, ou seja, que apareçam em mim a Sua bondade e o Seu Amor aos homens.

(Presépio da paróquia de Tabuaço: 2005)
       Devo cultivar de tal maneira estes sentimentos, que irradiem por toda a parte a bondade e a misericórdia.
       Devo assumir de tal forma as atitudes de Jesus, que quando eu me apresente em algum lado, todos possam dizer: “apareceram a bondade e o Amor de Deus”.
       No meu rosto, nos meus gestos e palavras devo irradiar algo da ternura e do encanto de Deus.
       No meu convívio com os outros, nas minhas palavras, nos meus critérios, deixar transparecer a luz, a compreensão e o carinho de Deus.
       Nas minhas esperas, nas minhas escutas e relações com os outros, devo manifestar a paciência e a esperança de Deus.
       Em toda a minha vida devo ser testemunho(a) da generosidade e gratidão do Amor de Deus.

Publicado no Boletim Voz Jovem, Dezembro 2009.

E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós

"Àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade" (Jo 1, 1-18).

       O texto do Evangelho que nos é proposto para hoje é o mesmo do dia de Natal, revelando-nos que Jesus Cristo é o Verbo encarnada, a Palavra que Se faz pessoa. A palavra criadora de Deus é também palavra salvadora. É Jesus Cristo que em definitivo nos revela o rosto de Deus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, é por Ele que vamos ao Pai a Quem jamais alguém viu, o Filho é que O dá a conhecer.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

As boas-festas continuaram e continuarão!!!

Ontem percorremos mais uma parte de Tabuaço, até encontrarmos um aniversariante de 78 anos, o Sr. Francisco, natural de Chavães mas há alguns anos a habitar em Tabuaço. Depois dos parabéns, as boas-festas, e depois das boas-festas, a prova de uma pomada bem tratada...

Três dias a cantar as boas-festas. Retomaremos no próximo Domingo, a partir das 16 h00...

Profetiza Ana

       Havia também uma profetiza, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, a qual era de idade muito avançada. Depois de ter vivido casada sete anos, após o seu tempo de donzela, ficou viúva até aos oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, participando no culto noite e dia, com jejuns e orações. Aparecendo nessa mesma ocasião, pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Depois de terem cumprido tudo o que a Lei do Senhor determinava, regressaram à Galileia, à sua cidade de Nazaré. Entretanto, o menino crescia e robustecia-se, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava com Ele (Lc 2, 36-40).


       A Apresentação de Jesus no Templo, cumprindo as tradições judaicas, surge como uma das primeiras revelações acerca da pessoa e da missão do Menino Deus. Depois do Velho Simeão louvar a Deus por lhe ter sido dada a oportunidade de presenciar a Salvação dada em Israel a favor de todas as nações, é a vez da profetisa Ana louvar a Deus, falando do Menino para todos os que esperavam a redenção de Israel.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Postal de Natal para professores


Consagração do Menino a Deus

       Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo:
       "Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo".
        Seu pai e sua mãe estavam admirados com o que se dizia dele. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: "Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão-de revelar-se os pensamentos de muitos corações" (Lc 2, 22-35).

        Passados oito dias do nascimento, no mundo judeu, todo o filho varão era apresentado no Templo e consagrado ao Senhor. Maria e José cumprem a tradição judaica e levam o Menino ao Templo, onde o velho Simeão prediz a glória de Israel através do Menino, mas também a dor que trespassará o coração de Maria. Será em todo o caso, ocasião para que os corações se revelem, para o bem ou para o mal...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Aeroporto de Lisboa ao rubro

A TAP Portugal e a ANA desejaram, no dia 23 de Dezembro, as Boas Festas aos passageiros no Aeroporto de Lisboa de uma forma muito original! Veja-se a alegria e a exuberância da festa...

Oração à Sagrada Família

Sagrada Família
Ó Sagrada Família de Nazaré, ensina-nos o recolhimento, a interioridade; dá-nos a disposição de ouvir as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres; ensina-nos a necessidade do trabalho de preparação, de estudo, da vida interior pessoal, da oração, que só Deus vê secretamente, ensina-nos o que é família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu carácter sagrado e inviolável.Deus Pai, nós te pedimos por nossa família. Queremos ser sua pequena Igreja doméstica e que nosso lar reflicta o amor com que nos criaste, livre e fortalecido. Ajuda-nos a nos manter unidos e a viver nossa fé comum nesta sociedade que não favorece os valores familiares.Que nos amemos cada dia mais, sabendo compartilhar, com generosidade, os bens materiais e espirituais. Ensina-nos a crescer na santidade de vida.Que os mais velhos saibam dar bom exemplo no cumprimento de nossos deveres cristãos. E que os mais jovens aprendam a viver no amor e a descobrir sua própria vocação na vida.Dá-nos força para viver um amor incansável, sendo solidários com outras famílias necessitadas de pão, justiça, amor e compreensão.Virgem Maria, Mãe da Igreja, protege-nos e dá-nos o amor com que Cristo nos amou. Amém.

Fonte: Livro de Orações. Ed. Ave Maria.

Boas-festas, de casa em casa


Iniciámos, ontem, o cantar das Boas-festas, de casa em casa. Pelas 14h30, encontramo-nos no Lar da Terceira Idade da Santa Casa de Misericórdia, de Tabuaço, e durante a tarde fomos batendo às portas e cantando a quem nos abria. Mas a todos procurámos deixar um cartão de boas festas igual ao que se encontra num dos post's anteriores.


Bento XVI almoçou com pobres de Roma

Bento XVI almoçou este Domingo com 150 pobres na comunidade de Sant´Egidio, no bairro de Trastereve, Roma, na sua primeira saída depois do incidente na noite de Natal.

Com medidas de segurança reforçadas, milhares de pessoas aguardavam a chegada do Papa, o qual foi acolhido pelo fundador da comunidade, Andrea Riccardi e por dois hóspedes, Yelena Hailovic, de etnia cigana, e o senegalês Laye Sissoko.
Participaram no almoço 200 pessoas, entre hóspedes, responsáveis da comunidade e autoridades eclesiásticas. À mesa, com o Papa, sentaram–se 12 hóspedes, entre os quais uma família cigana de quatro pessoas, um afegão xiita de 34 anos, refugiado político, uma italiana de 82 anos, um italiano de 25 anos, em cadeira de rodas - abandonado pela família- e um nigeriano que atravessou o deserto da Líbia para conseguir entrar na Itália.
Bento XVI prferiu um breve discurso, agradecendo às pessoas que prepararam e serviram com amor e competência a refeição, e o acolheram no refeitório.
Durante o almoço, afirmou, "ouvi histórias dolorosas e repletas de humanidade de alguns de vós: histórias de idosos, imigrantes, sem-abrigo, ciganos, deficientes, pessoas com problemas económicos ou outras dificuldades, todos, de uma maneira ou de outra, provados pela vida. Estou aqui para vos dizer que sou solidário e que vos quero bem e que as vossas vicissitudes não estão longe dos pensamentos do Papa, mas no centro e no coração da comunidade dos fiéis".
A seguir, recordou que também a Família de Jesus, desde os seus primeiros passos, encontrou dificuldades: não encontrou hospitalidade, foi obrigada a emigrar para o Egipto devido à violência do Rei Herodes.
"Neste período de particulares dificuldades económicas , que cada um seja sinal de esperança e testemunha de um mundo novo para quem, fechado no próprio egoísmo e iludido de que pode ser feliz sozinho, vive na tristeza ou numa alegria efémera que deixa vazio o coração”, apontou.

Após ter escutado um hino de Natal entoado por trinta jovens coristas, o Papa ofereceu às crianças um presente "personalizado". As crianças na sede da Comunidade de Santo Egídio provêm da África (Nigéria, Senegal e Marrocos), da América Latina (Peru e Haiti), da Ásia (Bangladesh) e de outros países da Europa, em especial da Roménia , Bósnia e Sérvia.
Depois de completar a distribuição dos presentes, Bento XVI pronunciou a oração para a conclusão do encontro e foi até ao primeiro andar do edifício, onde se reuniu com trinta estrangeiros que participam no curso de italiano organizado pela Comunidade.
"Muitas pessoas, provenientes de vários países, se encontram aqui em busca de uma palavra, uma ajuda, uma luz para um futuro melhor. Empenhem-se para que ninguém esteja sozinho, ninguém seja marginalizado, ninguém seja abandonado. Há uma língua, para alem das diferentes línguas, que une tudo, a língua do amor. É o que nos ensina o Menino Jesus, Deus que por amor se fez um de nós. Ela tornará melhor a nossa cidade e o mundo ", concluiu.

Notícia: Agência Ecclesia.

Santos Inocentes, Mártires

Nota Histórica:

       «Hoje celebramos o nascimento para o Céu das crianças que foram assassinadas por Herodes, o rei cruel» (S. Cesário de Arles).
       Ao venerar estas crianças, que proclamaram a glória de Deus, não com palavras mas com o seu sangue, a Igreja quer, em primeiro lugar, levar-nos à sua imitação sendo testemunhas de Cristo, através do martírio silencioso do cumprimento do dever quotidiano.
       Ao lembrar, em plena quadra natalícia, o sacrifício destas «flores dos mártires que se fecharam para sempre no seio do frio da infidelidade» (Sto. Agostinho), quer também dirigir um apelo para que se respeite a vida, em todas as suas manifestações, desde a sua origem até ao seu termo. Na verdade, como lembrou o Concílio Vaticano II, «Deus, Senhor da Vida, confiou aos homens a nobre missão de protegê-la: missão, que deve ser cumprida de modo digno do homem. Por isso, a vida, desde a concepção, deve ser amparada com o máximo cuidado: o aborto e o infanticídio são crimes abomináveis» (Gaudium et Spes: GS 51).

domingo, 27 de dezembro de 2009

Receita para beleza interior


Autoria: Adilson Costa

Faça várias cirurgias plásticas:
Uma para corrigir o nariz empinado pelo orgulho e pela soberba.
Outra na correcção da língua venenosa e ardilosa e nos lábios que demarcam sua tristeza interior.
Drenagem linfática para retirar o orgulho, a inveja e a ingratidão.
Diversos peelings profundos na culpa e no remorso.
Faça uma dermo esfoliação nas cicatrizes deixadas pela falta de perdão e pelo ódio, assim como no rancor envelhecido
Uma máscara facial para retirar as expressões de mágoas e ressentimentos, igualmente nas asperezas da insensibilidade no trato com as pessoas.
Depois complete com uma hidratação de sorriso e alegria;
Hidrate suas mãos todos os dias com a prática da solidariedade e da caridade.
Coloque lentes coloridas da misericórdia e da paciência, iluminando seu olhar.
Realize um implante de entusiasmo e atitude positiva.
Turbine sua humildade e o desinteresse por questões materiais.
Use bo
tox para esticar a esperança e a fé.
Realce o cabelo com luzes da consciência tranquila e da paz de espírito; e
Finalize com uma hidromassagem, usando sais da generosidade e pétalas da tolerância, que é bom para o coração e a alma.
Obs.: Esses ingredientes não são encontrados nas melhores lojas do ramo. Estão dentro de você!

Pense nisso! E seja feliz, muito feliz!!!

Sagrada Família de Jesus, Maria e José

 
Oração da Família:
Senhor, nosso Pai,
Tu quiseste que o Teu Filho
nascesse e crescesse
no seio de uma família como as outras.
Assim, ao longo de uma vida simples,
Ele aprendeu, pouco a pouco,
de José e de Maria
a tornar-Se adulto e a descobrir a sua missão.


Por isso, Senhor, nosso Pai,
nós Te pedimos que as famílias de hoje
sejam fortes, estáveis e vivam em harmonia.
Que cada um atinja o pleno desenvolvimento
na alegria de estar juntos, até ao perdão.
Que elas escutem todos os apelos
vindos de fora.


Pai, tu que és todo Ternura,
concede às famílias feridas pela doença,
o luto, a divisão ou a ruptura,
a coragem de continuarem a crescer
e a esperar em Ti,
sem nunca perderem a confiança um no outro.


Que cada família acolha o Teu Espírito
e, dia após dia, d’Ele receba a inspiração. Amém.
(Cardeal G. Dannels, Bélgica)

sábado, 26 de dezembro de 2009

Mensagem de Ano Novo

Santo Estêvão, o primeiro mártir...

Nota Histórica:
       Estêvão foi um dos primeiros sete Diáconos escolhidos pelos Apóstolos, com o fim de por eles serem aliviados de tarefas administrativas (Act. 6, 1-6). Homem cheio do Espírito Santo, não limitou Estêvão o seu «diaconado» aos serviços caritativos.
       Com efeito, dedicou-se, com toda a sua alma, à evangelização, tornando-se testemunho de Cristo Ressuscitado. 
       O livro dos Actos dos Apóstolos (Act, 7) atribui-lhe um discurso, que, sendo o primeiro ensaio cristão da leitura dos textos do Antigo Testamento em função da vinda do Senhor, servirá de modelo aos primeiros arautos do Evangelho.
       Primeiro diácono, foi também o primeiro mártir da Igreja. Cerca do ano 36 da nossa era, com uma morte aceite com as mesmas disposições com que Jesus aceitou a Sua, Estêvão dava o supremo testemunho do Seu amor por Ele.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mensagem


" Que Bom é o Pão que Tu nos Dás"
"Oferta do Teu Amor Senhor"

PAI NOSSO em Aramaico-traduzido para Português


É desta oração que derivou a versão actual do “Pai-Nosso”, a prece ecuménica de ISSA (Jesus Cristo). Ela está escrita em aramaico, numa pedra branca de mármore, em Jerusalém / Palestina, no Monte das Oliveiras, na forma que era invocada pelo Mestre Jesus. O aramaico era um idioma originário da Alta Mesopotâmia (séc VI a.C.) e a língua usada pelos povos da região. Jesus falava sempre ao povo, em idioma aramaico. A tradução directa do aramaico para o português (sem a interferência da Igreja), mostra-nos como esta oração é bela, profunda e verdadeira, condizente com o Mestre Jesus.

“Pai-Mãe, respiração da Vida, Fonte do som, Acção sem palavras, Criador do Cosmos!
Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil.
Ajude-nos a seguir nosso caminho, respirando apenas o sentimento que emana do Senhor.
Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas.
Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades.
Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois, assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo.
Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iludam.
E, nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.
Não nos deixe ser tomados pelo esquecimento de que o Senhor é o Poder e a Glória do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza.
Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas acções.
Que assim seja!!!”

Queda do Papa antes da Missa do Galo

Ontem, na Basília de São Pedro, na procissão de entrada para Missa do Galo, que o Papa viria a presidir, uma mulher de 25 anos, com perturbações psíquicas, passou a barreira de segurança e derrubou o Papa Bento XVI. Os seguranças intervieram rapidamente. Nas imagens vê-se que um deles desvia a mulher que já tinha o paramento preso o que fez com que o Papa tivesse caído. Bento XVI não teve qualquer mazela. O Cardeal francês Roger Etchegaray, viria também a cair, sendo transportado para a Clínica Gemelli, onde se veio confirmar uma fractura no colo do fémur.

Bênção "Urbi et Orbi",,,

       O Papa deixou no dia de Natal uma palavra de esperança “às vítimas da violência”, num olhar sobre os vários confilitos que afectam a humanidade de hoje, “profundamente marcada por uma grave crise, certamente económica - mas antes ainda moral - e por dolorosas feridas de guerras”.


Bento XVI saudava as populações de todo o mundo na sua tradicional mensagem natalícia "Urbi et Orbi", a partir da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Largos milhares de pessoas ouviam o Papa na Praça de São Pedro e milhões de espectadores e ouvintes acompanhavam-nos através da comunicação social.
       Após uma reflexão sobre a solenidade de Natal, Bento XVI lembrou a situação “no território onde Jesus nasceu, na Terra Santa”, para convidar os seus habitantes a “abandonarem toda a lógica de violência e represália e a comprometerem-se com renovado vigor e generosidade no caminho para uma convivência pacífica”.
       Ainda sobre o Médio Oriente, recordou a “atribulada situação do Iraque”, no Sri Lanka, na Península Coreana e nas Filipinas.
       No continente africano, apelou ao fim de “toda a prepotência na República Democrática do Congo” e convidou os cidadãos da Guiné e do Níger “ respeito dos direitos de cada pessoa e ao diálogo”. Em Madagáscar, pediu aos cidadãos para em “as divisões internas e acolherem-se reciprocamente; a todos lembra que são chamados à esperança, não obstante os dramas, provações e dificuldades que continuam a afligi-los”.
       Na Europa e na América do Norte, prosseguiu o Papa, a “Igreja incita a superar a mentalidade egoísta e tecnicista, a promover o bem comum e a respeitar as pessoas mais débeis, a começar daquelas ainda por nascer”.
       Bento XVI destacou a situação nas Honduras, convidando “a retomar o caminho institucional”.
       “Em toda a América Latina, o «nós» da Igreja é factor de identidade, plenitude de verdade e caridade que nenhuma ideologia pode substituir, apelo ao respeito dos direitos inalienáveis de cada pessoa e ao seu desenvolvimento integral, anúncio de justiça e fraternidade, fonte de unidade”, acrescentou.
       O Papa assegurou que “a Igreja é solidária com aqueles que são atingidos pelas calamidades naturais e pela pobreza, mesmo nas sociedades opulentas”.
       “Frente ao êxodo de quantos emigram da sua terra e são arremessados para longe pela fome, a intolerância ou a degradação ambiental, a Igreja é uma presença que chama ao acolhimento”, indicou.
Como habitualmente, o Papa deixou votos natalícios às nações do mundo, em 63 línguas diferentes. “Feliz Natal para todos! Que o nascimento do Menino Jesus ilumine de alegria e paz os vossos lares e nações”, disse em português.
Notícia: Agência Ecclesia.

E o Verbo encarnou e habitou entre nós...


       O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo, e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam. Mas, àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade (Jo 1,1-18).

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

É Natal outra vez!

É Natal outra vez!
Mas será que o Natal só acontece no dia 25 de dezembro?
Creio que não.

É NATAL...
Sempre que em alguma parte do mundo nasce e renasce o amor!
É NATAL...
Sempre que nos colocamos a serviço da justiça, do amor e da paz!
É NATAL...
Sempre que abrimos a porta de nosso coração aos que sofrem...
É NATAL...
Sempre que perdoamos a quem nos feriu, nos ofendeu e nos machucou!
É NATAL...
Sempre que a compreensão e a caridade nos tornam irmãos!
É NATAL...
Sempre que trocamos a crítica destrutiva pelo incentivo!
É NATAL...
Sempre que acendemos uma luz em vez de reclamar da escuridão!
É NATAL...
Sempre que batalhamos pela verdade, sem negociar com a mentira!
É NATAL...
Sempre que renunciamos ao egoísmo!
É NATAL...
Sempre que sorrimos para alguém mesmo quando estamos cansados!
É NATAL...
Sempre que enxugamos uma lágrima nos rostos atribulados!
É NATAL...
Sempre que estendemos a mão a quem nos pede ajuda!
É NATAL...
Sempre que levamos um pouco de fé ao mundo descrente de hoje!
É NATAL...
Sempre que agradecemos a Deus o dom da vida!
É NATAL...
Sempre que humildemente reconhecemos nossa fragilidade!
É NATAL...
Sempre que vivemos as lições das Bem-Aventuranças!
É NATAL...
Sempre que com alegria aceitamos viver o exemplo do Presépio!
É NATAL...
Sempre que buscamos alguém para chamá-lo irmão e tratá-lo como irmão!
É NATAL...
Sempre que deixamos Jesus nascer em nosso coração!
É NATAL...
Sempre que ajudamos Jesus a nascer no coração de alguém!


FELIZ NATAL... SEMPRE!!!



Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel

       Paulo chegou a Antioquia da Pisídia. Uma vez em que ele estava na sinagoga, levantou-se, fez sinal com a mão e disse: «Homens de Israel e vós que temeis a Deus, escutai: O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos pais e fez deles um grande povo, quando viviam como estrangeiros na terra do Egipto. Depois, com seu braço poderoso, tirou-os de lá. Por fim, suscitou-lhes David como rei, de quem deu este testemunho: ‘Encontrei David, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará sempre a minha vontade’. Da sua descendência, como prometera, Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel. João tinha proclamado, antes da sua vinda, um baptismo de penitência a todo o povo de Israel. Prestes a terminar a sua carreira, João dizia: ‘Eu não sou quem julgais; mas depois de mim, vai chegar Alguém, a quem eu não sou digno de desatar as sandálias dos seus pés’»
(Act 13, 16-17.22-25).

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Boas Festas!

NATAL DE QUEM?

"Sem querer interferir na crença de cada um,
escolhi este poema para desejar aos meus amigos um Natal muito tranquilo,
em que o Menino Jesus (metáfora ou não) não seja esquecido."


NATAL DE QUEM?

Mulheres atarefadas
Tratam do bacalhau,
Do peru, das rabanadas.
-- Não esqueças o colorau, O azeite e o bolo-rei!
- Está bem, eu sei!
- E as garrafas de vinho?
- Já vão a caminho!

- Oh mãe, estou pr'a ver
Que prendas vou ter.
Que prendas terei?
-Não sei, não sei...

Num qualquer lado,
Esquecido, abandonado,
O Deus-Menino
Murmura baixinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?

Senta-se a família
À volta da mesa.
Não há sinal da cruz,
Nem oração ou reza.
Tilintam copos e talheres.
Crianças, homens e mulheres
Em eufórico ambiente.
Lá fora tão frio,
Cá dentro tão quente!

Algures esquecido,
Ouve-se Jesus dorido:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?

Rasgam-se embrulhos,
Admiram-se as prendas,
Aumentam os barulhos
Com mais oferendas.
Amontoam-se sacos e papeis
Sem regras nem leis.
E Cristo Menino
A fazer beicinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?

O sono está a chegar.
Tantos restos por mesa e chão!
Cada um vai transportar
Bem-estar no coração.
A noite vai terminar
E o Menino, quase a chorar:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Foi a festa do Meu Natal
E, do princípio ao fim,
Quem se lembrou de Mim?
Não tive tecto nem afecto!

Em tudo, tudo, eu medito
E pergunto no fechar da luz:
-Foi este o Natal de Jesus?!!!


Quem são os "Arautos do Evangelho"?


Composta predominantemente por jovens, esta Associação está presente em 78 países. Seus membros de vida consagrada praticam o celibato, e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas especificamente para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com actividades de evangelização nas dioceses e paróquias,dando especial ênfase à formação da juventude.
Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milénio, o que ocorreu por ocasião da festa litúrgica da Cátedra de São Pedro (22 de Fevereiro) em 2001.
Embora não professem votos e conservem-se no estado leigo - excepção feita de alguns que abraçam as vias do sacerdócio - os Arautos do Evangelho procuram praticar em toda a sua pureza fascinante os conselhos evangélicos.
Vivem normalmente em comunidade (masculinas ou femininas), num ambiente de caridade fraterna e disciplina. Em suas casas fomenta-se uma intensa vida de oração e estudo, seguindo-se a sapiencial directriz do Papa João Paulo II:
A formação dos fiéis leigos tem como objectivo fundamental a descoberta cada vez mais clara da própria vocação e a disponibilidade cada vez maior para vivê-la no cumprimento da própria missão" (Christifidelis Laici, 58).



" Seu fundador é Mons. João Clá Dias.

Outra categoria de membros são os Cooperadores, os quais "embora sintam-se identificados com o espírito da Associação - lê-se nos Estatutos -não podem comprometer-se plenamente com os objectivos dela, devido a seus compromissos sacerdotais, ao facto de pertencerem a algum instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica, ou a seus deveres matrimoniais ou profissionais".
terciarios1.jpg
Leigos, casados ou solteiros que vivem no mundo, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, leigos de vida COOPERADORES.jpgconsagrada ou membros de outras associações ou movimentos apostólicos, os Cooperadores dos Arautos do Evangelho, além de observarem os preceitos e deveres próprios a seu estado, esforçam-se por viver em conformidade com o carisma e a espiritualidade da Associação, dedicando a ela seu tempo livre e se comprometendo a cumprir certas obrigações.

Finalidade

Nos primeiros artigos de seus Estatutos encontra-se delineada a vocação dos Arautos do Evangelho:
"Esta Associação .... nasceu com a finalidade de ser instrumento de santidade na Igreja, ajudando seus membros a responderem generosamente ao chamamento à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade, favorecendo e alentando a mais íntima unidade entre a vida prática e a fé. ....cortejo dos arautos.jpg

Além disso, a Associação tem como fim a participação activa, consciente e responsável de seus membros na missão salvífica da Igreja através do apostolado, ao qual estão destinados pelo Senhor, em virtude do Baptismo e da Confirmação. Devem, assim, actuar em prol da evangelização, da santificação e da animação cristã das realidades temporais."

Espiritualidade
Os Arautos têm sua espiritualidade alicerçada em três pontos essenciais: a Eucaristia, Maria e o Papa, como está definido nos seus estatutos:

"A espiritualidade tem como linhas mestras a adoração a Jesus Eucarístico, de inestimável valor na vida da Igreja para construí-la como una, santa, católica e apostólica, corpo e esposa de Cristo (EE 25, 61); a filial piedade mariana, imitando a sempre Virgem e aprendendo a contemplar n'Ela o rosto de Jesus (NMI 59); e a devoção ao Papado, fundamento visível da unidade da fé (LG 18)."
Esses pontos estão representados em destaque no brasão que os distingue.

Evangelização através da cultura e da arte

Por verem na cultura e na arte eficazes instrumentos de evangelização, os Arautos habitualmente lançam mão da música, Orquestra Arautos do Evangelho.jpgtanto pelas vozes como pelos instrumentos.
Assim é que grande número de coros, orquestras e conjuntos musicais foram constituídos por Arautos, a fim de levar sua mensagem de fé e de esperança à sociedade contemporânea .
Esse papel tão importante da arte tem sido ressaltado pelo Papa Bento XVI - ele mesmo um grande apreciador de música - em várias ocasiões, como por exemplo nas palavras finais de agradecimento pelo concerto oferecido pelo Presidente da República Italiana por ocasião do terceiro aniversário do pontificado, a 24/04/2008:

CORO E BANDA ARAUTOS DO EVANGELHO.jpg"Existe uma misteriosa e profunda relação entre música e esperança, entre canto e vida eterna: por este motivo a tradição cristã representa os espíritos bem-aventurados, enquanto cantam no coro, raptados e extasiados pela beleza de Deus.

Porém a arte autêntica, como a oração, não nos torna alheios à realidade quotidiana; mas nos conduz a ela para "impregná-la" e fazer que reviva, para que dê frutos benéficos e paz".

ARAUTOS DO EVANGELHO_B.jpg

Coro e orquestra "Arautos do Evangelho"

Arautos do Evangelho: Alguma vez você pensou que os jovens de hoje pudessem realizar algo tão belo, agradável e autêntico? A juventude tem futuro!

Um feliz NATAL com David Fonseca


Blogado a partir de "Degrau de Silêncio", a quem agradecemos a partilha.

Nascimento de João Baptista


       Chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho. Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela. Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas a mãe interveio e disse: «Não, ele vai chamar-se João». Disseram-lhe: «Não há ninguém da tua família que tenha esse nome». Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse. O pai pediu uma tábua e escreveu: «O seu nome é João». Todos ficaram admirados. Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus (Lc 1, 57-66)

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

FELIZ E SANTO NATAL

"Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura." (Lc 2,10-12)

Eu queria um Deus resplandecente e forte,
que se impusesse aos poderosos
e que mudasse radicalmente o mundo,
e ele apareceu na fragilidade de um bebé,
dependente e indefeso,
nascido numa gruta de pastores
e deitado numa manjedoira de animais;

Eu queria um Deus que miraculosamente acabasse
com a injustiça e a hipocrisia,
que fizesse chover do céu a ordem,

o bem estar, a segurança
e ele apareceu na figura de uma criança
que os grandes rejeitaram
e que só os pobres, os simples,
os marginalizados acolheram;

Eu queria um Deus cujo poder atingisse
cada canto da terra,
que se impusesse aos projectos maquiavélicos
dos senhores do mundo,
que transformasse a história humana
com a força do seu braço
e ele nasceu numa pequena cidade sem história,
no seio de um povo pequeno e insignificante,
cuja voz nunca foi escutada
nos grandes areópagos
onde se discute o destino do mundo;

Eu queria um Deus exigente,
que não deixasse cada um fazer o que quisesse
e encontrei um Pai universal, paciente e bondoso,
com coração e com sentimentos,
capaz de compreender e desculpar
as falhas e as debilidades dos homens,
que nem castiga nem se vinga, mas perdoa sempre;

Eu queria um Deus que se impusesse,
que não nos deixasse fazer asneiras
nem conduzir o mundo
por caminhos de egoísmo e de sofrimento
e encontrei um Pai que sabe respeitar
as decisões de cada homem ou mulher,
que promove até ao fim a liberdade humana
e a respectiva responsabilidade;

Eu queria um Deus
que fosse solução eficiente e rápida
para todos os problemas e dúvidas
que inquietam o meu coração
e encontrei um Deus que não me dá respostas feitas,
mas me ensina a procurar,
no diálogo com os meus irmãos,
o caminho a percorrer;

Eu queria um Deus racional,
que eu entendesse à luz da minha lógica
e encontrei um Deus desconcertante,
com uma lógica estranha,
que parece privilegiar certos valores
que os homens desprezam
e desprezar certos valores que os homens amam;

Foi esse Deus, frágil, discreto,
desconcertante, cheio de amor
que, há cerca de dois mil anos, nasceu em Belém
e que hoje continua a querer nascer
no coração de cada homem ou mulher.

(in "Instituto Nun'Alvres")

O estandarte de JESUS

Demorou até chegar, mas já se encontra exposto na fachada do Centro Paroquial.



Construção do Presépio

O Presépio da Paróquia de Tabuaço foi construído em duas etapas sucessivas: no Sábado, dia 12 de Dezembro, iniciámo-lo com as figuras de Nossa Senhora e de São José, e no Domingo, 20 de Dezembro, com a figura do Menino Jesus. Aqui fica duas imagens do Presépio:


A minha alma glorifica o Senhor


       A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre (Lc Lc 1, 46-56).

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Convite de Natal

Maria e José de Nazaré

convidam a si e à sua família para a festa do meu aniversário.

Data: 25 de Dezembro
Local: Seu Coração
Os participantes da minha festa serão contemplados com um crédito infinito de graças para o ano todo, podendo sacar, diariamente, sem limite de horário, a soma de bênçãos de que necessitarem.

Favor confirmar sua presença através de oração e da imitação dos meus atos.

Agradeço por todo o esforço que você fará na preparação espiritual da minha festa!

Abraços e Bênçãos de

Jesus de Nazaré

Feliz Natal! Feliz Natal!


Feliz Natal! Feliz Natal!
Jesus nos vem salvar!
Oh maravilha sem igual:
Deus nos quer a todos amar!

Do Seio vem do Eterno Pai,
Ao Seio de Maria!
Na Santa Noite de Natal,
Há em Belém grande alegria!

Noite Bendita de Natal
Beijam-se Céus e Terra!
Jesus Menino, vinde, vinde,
E acabai com tanta guerra!

No coração de todos nós,
Fazei crescer o amor!
Mostrai a todos os irmãos
Que sois Amigo e Salvador!

Saudemos nosso Deus Menino,
Irmão e Redentor!
E entoemos-Lhe um hino,
Retribuindo tanto amor!

Pe. Manuel Henriques da Silva

Mais uma vez é NATAL!

“O que esperas tu do Menino?”

| Carlos Schmitt, “Nunca é tarde para amar”

MAIS UMA VEZ É NATAL.

O que esperas tu do Menino que vai nascer?
O que descobres n’Ele?
Um Deus que deseja renascer no teu coração,
que faz história contigo,
ou um Deus longínquo,
sem repercussão terrena no teu dia a dia?
O que esperas tu neste Natal?
Um fato novo?...
Bons presentes?...
Muita festa?...

O que esperas tu?
Uma vida nova?
Libertação espiritual?
Paz de Espírito?
Esperas de facto o essencial, o único necessário,
para viver o melhor Natal?
Nunca é tarde para renascer.
Há um Natal esperando por ti.
Não percas o grande momento.

A Laurindinha à janela... e em festa!!!

A Ceia de Natal, como não poderia deixar de ser, foi animada pela música. Uma dessas músicas ficou registada em vídeo que agora partilhamos.

O Natal não é uma fábula

       Bento XVI disse este Domingo que o Natal “não é um conto para meninos”, mas “a resposta de Deus ao drama da humanidade em busca da verdadeira paz”.
       Falando aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, para a recitação do Angelus, o Papa partiu dos textos proclamados nas celebrações do quarto Domingo do Advento, o último do ciclo de preparação para a solenidade natalícia.

       Neste contexto, aludiu à cidade de Belém, onde os Evangelhos situam o nascimento de Jesus, que considerou um “símbolo da paz, na Terra Santa e no mundo inteiro”.
       “Infelizmente, nos nossos dias, Belém não representa uma paz alcançada e estável, mas uma paz arduamente procurada e aguardada”, apontou.
       Nesta cidade e em todo o mundo, prosseguiu Bento XVI, renova-se mais uma vez este ano “o mistério do Natal, profecia de paz para cada homem, que leva os cristãos a inserir-se nos bloqueios, nos dramas, muitas vezes desconhecidos e escondidos, e nos conflitos do contexto em que se vive com os sentimentos de Jesus, para se tornarem por toda a parte instrumentos e mensageiros de paz, para levar amor onde há ódio, perdão onde há ofensa, alegria onde há tristeza e verdade onde há erro, segundo as belas expressões de uma conhecida oração franciscana”.
       No final deste encontro, o Papa deixou uma saudação ao pessoal do jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, que durante este período coloca, duas vezes por semana, um quiosque móvel para a venda do quotidiano e um pequeno ícone da natividade. Os lucros da iniciativa destinam-se a apoiar a construção de uma escola na República Democrática do Congo.

Notícia: Agência Ecclesia.

A pressa de Maria em ajudar...

       Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor" (Lc 1, 39-45 ).

       Este Evangelho, sugerido para hoje e proclamado no IV Domingo do Advento mostra que o SIM de Nossa Senhora a Deus - "Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segunda a tua palavra" - tem consequências no compromisso quotidiano. Sabendo que sua prima Isabel se encontra grávida,, e sendo uma gravidez de risco, Maria corre para prestar todo o auxílio a Isabel durante o tempo de gestação. A pressa em ajudar fica por demais evidente na atitude de Maria.
       Como Ela, tenhamos pressa em ser generosos, benevolentes, atentos, aos outros.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal

Mensagem de Natal, texto de Isaías 9, 6.7, Bíblia Sagrada

Festa de Natal | Ceia de Natal 09

O dia 19 de Dezembro de 2009 foi repleto. Iniciámos a Festa pelas 14h30, no auditório do Centro de Dia, celebrando a Eucaristia e fazendo festa com a participação dos vários grupos de catequese, prosseguimos com a Caminhada da Paz, no âmbito da Campanha "10 Milhões de Estrelas - Um gesto pela Paz, promovido pela Caritas, e terminámos o dia com a Ceia de Natal. Ficam algumas das imagens...


Outros vídeos da Festa e da Ceia de Natal no Canal da Paróquia de Tabuaço, no YouTube.

IV Domingo do Tempo do Advento

Primeira Leitura: "Ele se levantará para apascentar o seu rebanho pelo poder do Senhor, pelo nome glorioso do Senhor, seu Deus. Viver-se-á em segurança, porque ele será exaltado até aos confins da terra. Ele será a paz" (Miq 5, 1-4a).

Segunda Leitura: "Então Eu disse: ‘Eis-Me aqui; no livro sagrado está escrito a meu respeito: Eu venho, ó Deus, para fazer a tua vontade’" (Hebr 10, 5-10).

Evangelho: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor" (Lc 1, 39-45).

Leia a Reflexão Dominical na Página da Paróquia de Tabuaço, aqui!

Presépios de areia...




Uma das tradições de Natal, são os presépios.No ano de 2007, em Palma, em Espanha, o russo Pavel Zadanyuk, fez um gigante em areia, onde as pessoas podiam interagir com as esculturas dos personagens.
Extraordinário!
(Retirado de Uol)

sábado, 19 de dezembro de 2009

O Sinal

Eles olhavam o céu.Observavam os astros. Noite após noite olhando o céu, tentavam descobrir este mistério da natureza. Uns homens olhavam o céu pacientemente, e pouco a pouco - ou quem sabe de uma noite para outra - descobriram algo diferente:
Uma estrela que brilhava mais forte. Mais persistente.

Uns homens - não sabemos como eram - Sabemos apenas que olharam o céu e descobriram uma estrela. Estes homens, aceitando o sinal, partiram de suas terras, esperando encontrar a promessa.
Homens buscando respostas, magos seguindo uma estrela.


Há sinais que brilham à nossa volta.
Há uma consciência que grita na nossa mente.Persistente, insistente, fortemente uma voz nos diz: Levanta-te, prepara-te, sai, há uma jornada que tem que ser feita. Olha à tua volta, não ouves o grito dos homens?
Homens viram uma estrela. Magos seguiram o sinal - Propósito, Decisão, Acção.


Os Magos são capazes de reconhecer a estrela, são capazes de se pôr a caminho. Confiam na estrela, não desistem quando deixam de a ver - Procuram, perguntam, insistem.
Os Magos deixam-se guiar. Não são eles que escolhem o caminho, os Magos confiam e seguem a estrela, pouco se importando com a distância ou as consequências.
O essencial é encontrar o Menino Salvador - Objectivo, Determinação, Convicção.

E depois de o encontraram, voltaram por outro caminho.

O caminho de regresso nunca é o mesmo caminho, na verdade na vida nunca há um caminho de regresso. Só há um caminho em frente. Ninguém volta ao passado, voltamos sempre ao futuro. Voltamos pelo caminho que nos guia, que nos transforma, que nos faz pessoas diferentes. Homens receberam um sinal, Magos encontraram o Rei.

Vamos até Belém, sabendo que procuramos algo que mude quem somos, ou como vivemos.
Vamos até Belém, sabendo que jamais regressaremos iguais.
Vamos até Belém, aceitando o sinal, aceitando mudar, aceitando que Deus nos torne em algo diferente.

4.º Domingo do Advento - A Paz

Oremos:
Ao acender a 4.ª luz, concede-nos Senhor a alegria de sermos também nós uma luz que ilumine os demais: Luz que denuncia a injustiça, Luz que conduz ao arrependimento, Luz que constrói a paz.

No meio de todas as lutas da nossa vida diária, Deus vem até nós e dá-nos tranquilidade e Paz. A Paz não é a ausência do conflito, mas a certeza de que se está a fazer a justiça.
A paz é a luz que permite olharmo-nos uns aos outros com amor. A paz é a força que ilumina o caminho do bem.


No meio das trevas do mundo acende-se uma luz. No meio do deserto, ressoa a voz de João Baptista que a todos anuncia que o Senhor se aproxima do seu povo.

Preparemos o caminho. Enfeitemos o nosso coração com alegria. Estejamos atentos à voz de João Baptista, que continua pregando a mudança de coração.
Cântico de Advento ou de Natal. Oração e Abraço da Paz .
Ore perdoando a quem o magoou ou feriu profundamente.
Ore pela paz no seu coração.

Lc. 1, 39-42.
Pintura: Frank Wesley, Black Madona (Senhora Negra)

A nossa FESTA de NATAL

No âmbito da catequese e como vem sendo hábito, realizámos, hoje, a Festa de Natal da Catequese. O local foi o auditório do Centro de Promoção Social de Tabuaço, a quem agradecemos. Iniciámos a festa com a celebração da Santa Missa, e prosseguindo com a intervenção dos vários anos de catequese. Para já "postamos" estas três fotografias: