sábado, 27 de fevereiro de 2010

Amai os vossos inimigos

       "O Senhor, teu Deus, ordena-te hoje que cumpras estas leis e mandamentos. Tu os guardarás e cumprirás com todo o teu coração e com toda a tua alma. Hoje obtiveste a promessa do Senhor de que Ele seria o teu Deus; e tu deves seguir os seus caminhos, cumprindo os seus mandamentos, leis e preceitos, e escutando a sua voz" (Deut 26, 16-19).

       "Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis?" (Mt 5, 43-48).

       Quantas vezes ouvimos, ou até nós dissemos, porque é que hei-de fazer de outra maneira se todos fazem assim, não sou menos nem mais que os outros?! A este propósito, a palavra de Deus coloca-nos como referencial o próprio Deus. "Sede perfeitos como o Vosso Pai celeste é perfeito", diz Jesus aos discípulos de todos os tempos. Para fazermos como os outros, a vinda de Jesus não teria implicação real na nossa vida. Amar os amigos, todos fazem. Amar até os próprios inimigos é levar a caridade à medida de Cristo.
       Do mesmo modo, a palavra dirigida por Deus ao povo eleito, através de Moisés, sublinha que a identidade do povo se provará na medida em que escutar a voz de Deus e cumprir os Seus mandamentos. É Ele a norma, a referência primeira e última do nosso peregrinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário