sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

- Pede a cabeça de João Baptista!

       ..."Pede a cabeça de João Baptista".
       Ela voltou apressadamente à presença do rei e fez-lhe este pedido: "Quero que me dês sem demora, num prato, a cabeça de João Baptista". O rei ficou consternado, mas por causa do juramento e dos convidados, não quis recusar o pedido. E mandou imediatamente um guarda, com ordem de trazer a cabeça de João. O guarda foi à cadeia, cortou a cabeça de João e trouxe-a num prato. A jovem recebeu-a e entregou-a à mãe. Quando os discípulos de João souberam a notícia, foram buscar o seu cadáver e deram-lhe sepultura (Mc 6, 14-29).
   
       A fama de Jesus espalha-se rapidamente por toda a parte. Aos ouvidos de Herodes chegam diversas versões. Ele próprio reconhece, diante do que lhe contam, que Jesus Cristo será o João Baptista ressuscitado a quem mandou cortar a cabeça.
       A figura de Herodes, odiado pela população em geral, usa e abusa do poder que tem, e não se imiscui de aniquilar todos aqueles que aparentam ser ameaça pelas palavras que proferem ou pelo poder que almejam. João Baptista é mais uma vítima, ainda que no caso a instigadora seja Herodíades, a mulher de Herodes...
       A morte de João Baptista marca uma nova etapa na vida e missão de Jesus. O que poderia ser um sinal ameaçador, converte-se num motivo aglutinador na pregação de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário