quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Festa da Apresentação de Jesus - Imagens

       O dia 2 de Fevereiro, 40 dias depois do Natal, é o dia em que se comemora a Apresentação de Jesus no Templo. Maria e José, cumprindo as prescrições da Lei de Moisés levam o Menino ao Templo.
       Nós celebramos esta festa, com a bênção das Velas (tradicionalmente este era conhecido como o dia de Nossa Senhora das Candeias) e a bênção das crianças e adolescentes.

Ofertório preparado no âmbito da catequese:
CANDEIA
       Senhor,"Vós sois a luz do mundo;não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte;nem se acende uma candeia e se coloca debaixo da cama, mas no velador,e dá luz a todos que estão em casa.Assim resplandeça a Vossa luz diante dos homens para que vejam as Vossas boas obras e glorifiquem o Vosso Pai, que está nos céus".

BÍBLIA
       Eis a Tua Palavra, Senhor!.Que ela seja sempre um aconchego para o nosso espírito,uma resposta para as nossas dúvidas,uma luz para o nosso caminho.

PÃO
       Senhor, nós Te oferecemos o pão,o símbolo que escolheste para representar o Teu corpo,alimento espiritual.

VINHO
       Senhor, nós Te oferecemos o vinho, símbolo que escolheste para representar o Teu sangue,alegria para a vida.

POMBAS
       Senhor, nós Te oferecemos estas pombas,símbolo da Paz.Queremos transmitir ao mundo, a nossa paz, que é a Tua paz, através da Tua Palavra.

BÊNÇÃO DAS CRIANÇAS
       Jesus era grande amigo das crianças e os pais levavam os filhos para que Ele os abençoasse.Os discípulos achavam que elas atrapalhavam e mandavam-nas embora.Mas Jesus dizia:"Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o reino dos céus."
        Assim como os pais de Jesus O foram apresentar no Templo, também os pais aqui presentes trarão os seus filhos, até junto do altar,para serem abençoados como filhos de Deus.
Senhor, pedimos a Tua graça neste dia,abençoa cada um dos membros da nossa família,derramando a Tua graça e paz em cada coração, para que permaneçamos sempre no Teu caminho e na Tua presença. Amém.

       A bênção das velas realizou-se no início da celebração, à entrada da Igreja. O Evangelho foi encenada, com Maria, José e o Velho Simeão e um bebé. No ofertório solene, realizou-se também a bênção de todas as crianças e adolescentes presentes. No momento de Acção de Graças, com as velas acesas, rezámos o "Benedictus".
       Fica uma palavra de agradecimento e estima para as Catequistas que prepararam esta celebração, para os pais que levaram as suas crianças, para as crianças e adolescentes da catequese que fizeram questão em estar presentes, para o Grupo Coral da Catequese e para toda a comunidade celebrante.

Sem comentários:

Enviar um comentário