terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A magia das flores

2 comentários:

  1. Senhor Padre,
    Não me refiro concretamente a este post, mas pedia-lhe que nos ajudasse a dar respostas convincentes a colegas de trabalho.
    Sim, nós cristãos, somos muitas vezes confrontados com questões pelos nossos colegas e nem sempre somos capazes de dar as melhores respostas por falta de formação.
    Eu gosto do seu blog que leio, mas penso que poderia ir mais ao encontro dos reais problemas que hoje enfrentamos para nos ajudar.
    Por isso, pedia-lhe que fosse publicando uns posts sobre questões que hoje são postas aos cristãos.
    Ponho já duas frequentes:
    - A religião foi inventada pelos homens...
    - O que os padres fazem não está na Bíblia

    Muito obrigado pela atenção.
    Joaquim Santos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Antes de mais, agradeço a visita, o comentário e a solicitação. Este blog, feito de partilha, acolhe de bom grado todas as sugestões e achegas que tenham um preocupação de contribuir positivamente para o debate, para o esclarecimento, para a vivência, tendo sempre como pano de fundo Jesus Cristo, rosto de Deus.
    Tentaremos colocar post's que vão ao encontro das questões colocadas, recolhendo um ou outro texto, reflectindo, ponderando, meditando.
    Naturalmente que em muitas situações há perguntas que todos temos dificuldade em responder. Suponhamos, uma pessoa ferida, com uma desilusão profunda com a vida e com as pessoas, revoltada com Deus, será difícil encontrar as palavras certas...
    Quanto à primeira questão, dependerá sempre do ponto de vista: crente, não crente, desencantado, descrente das vivências concretas do cristianismo ou da religião. Em todo o caso, pode dizer-se que a religião é a busca que o ser humano faz de um sentido pleno e definitivo que garanta a sua vida, do passado para a eternidade, a certeza que não somos fruto do ocaso, mas do pensamento de Deus. Neste propósito, cada religião corresponde à busca do homem, procurando responder aos seus anseios. Ainda que se possa dizer que é uma criação humana, isso não é desprestigiante, está inscrito no nosso íntimo o desejo de eternidade... Para o crente, a religião é a busca humana, mas inspirada, suscitada pelo próprio Deus. Antes de nós pensarmos em Deus, já Deus nos "provocou" para que O encontrássemos...
    - Na segunda questão é mais complexa, por não ser muito concreta. A Bíblia é Palavra de Deus em palavras humanas, palavra inspirada, mas que narra acontecimentos do Povo Eleito, de Jesus e dos Seus discípulos e da Igreja nascente. O padre, o crente, não tem de fazer o que está na Bíblia, tem de procurar realizar a vontade de Deus. Aqui está o busilis da questão, como saber qual a vontade de Deus. Como cristãos: leigos, sacerdotes, religiosos, todos procuramos seguir os ensinamentos de Cristo, mas Ele não nos diz: nesta situação tens que fazer assim ou assado, desta ou daquela maneira. Podemos tentar: se Jesus Cristo (se Deus) estivesse nesta situação como é que Ele agiria?, sabendo que Ele se predispôs a salvar-nos, mesmo à custa da sua vida...
    Vou continuar a reflectir nestas duas questões.

    ResponderEliminar