sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Eucaristia, fonte e cume da vida cristã

Instituição: Última Ceia
       Quando chegou a hora, Jesus pôs-se à mesa e os Apóstolos com Ele. Disse-lhes: “Tenho ardentemente desejado comer esta Páscoa convosco, antes de padecer, pois digo-vos que já não a voltarei a comer até ela ter pleno cumprimento no Reino de Deus”. Tomando uma taça, deu graças e disse: “Tomai e reparti entre vós, pois digo-vos que não tornarei a beber do fruto da videira, até chegar o Reino de Deus”. Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribuiu-o por eles, dizendo: “Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória”. Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós” (Lc 22, 7-20; cf. Mt 26,26-29; 1 Cor 11,23-27).
       A instituição da Eucaristia, acontece no decorrer da Última Ceia, de Jesus com os Apóstolos. São João (13,1-17,26), no mesmo ambiente, mostra um gesto que ficou para sempre interligado com a Eucaristia, o Lava-pés. Jesus dobra-Se diante dos seus discípulos, levando a encarnação às últimas consequências, e lava-lhes os pés, dizendo-lhes: como Eu fiz, fazei vós também. A expressão da instituição da Eucaristia – “Fazei isto em memória de mim” – adquire um sentido pleno: celebração da Morte e Ressurreição de Jesus, que Ele antecipa na Ceia Pascal, mas igualmente compromisso no serviço, na caridade para com o nosso semelhante.
Nomes da Eucaristia
       A celebração da Páscoa do Senhor teve e tem distintos nomes. Cada palavra exprime um aspecto e, a partir dele, se designa toda a realidade. Vejamos:
- Fracção do pão. Faz referência ao momento em que se parte o pão, antes de comungar. Significa, entre outras coisas, que, ao comermos todos um pedaço do mesmo pão, somos uma só coisa, como o pão é um só. Assim, expressamos que somos irmãos em Jesus Cristo.
- Eucaristia. Vem do grego e significa “ação de graças”. Toda a celebração é uma grande oração de bênção ou ação de graças a Deus Pai, por Jesus Cristo, morto e ressuscitado, no Espírito Santo. 
- Missa. Quando a celebração era em latim, ao terminar, o sacerdote dizia: Ite, missa est; Ide, é a despedida. E então, toda a gente saía.
Assembleia Celebrante
       Quando nos reunimos para celebrar a Eucaristia, formamos uma assembleia. Somos uma imagem do que é a Igreja. E, nesta celebração, nem todos fazemos as mesmas coisas. Há distintos ministérios.
       Em primeiro lugar, o bispo ou o sacerdote. Às vezes também, junto a ele, um ou dois diáconos. Os bispos, os sacerdotes e os diáconos, são ministros que receberam o sacramento da Ordem; o bispo e o sacerdote para presidirem e consagrarem o pão e o vinho; o diácono, como servidor do Evangelho e do altar.
       Leitores, acólitos, ministros da comunhão, grupo coral, salmistas, organistas, animadores litúrgicos, zeladoras, todos e cada um, procurando solenizar o mistério da Morte e Ressurreição do Senhor, para que todos, sendo Assembleia, façam a experiência de ressuscitados em Cristo Jesus.

Texto retirado do Boletim Paroquial, Voz Jovem, Janeiro 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário