terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mandamento de Deus >< tradição dos homens

       Jesus respondeu-lhes: "Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens". Jesus acrescentou: "Sabeis muito bem desprezar o mandamento de Deus, para observar a vossa tradição. Porque Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’; e ainda: ‘Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe deve morrer’. Mas vós dizeis que se alguém tiver bens para ajudar os seus pais necessitados, mas declarar esses bens como oferta sagrada, nesse caso fica dispensado de ajudar o pai ou a mãe. Deste modo anulais a palavra de Deus com a tradição que transmitis..." (Mc 7, 1-13).

       A tradição, ou as tradições, podem, em muitas situações, ser um desculpa para não evoluir, para que a pessoa ou a comunidade não se comprometa com iniciativas novas e diferentes. E como vemos no evangelho até pode ser uma "motivação" para não cumprir a vontade de Deus.
       No diálogo com os fariseus, Jesus recorda-lhes precisamente como algumas tradições anulam os Mandamentos de Deus. Com efeito, a religião nunca deveria servir para nos distanciarmos dos outros e da resolução dos seus problemas. Veja-se, como exemplo, as guerras feitas em nome de Deus!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário