sábado, 13 de março de 2010

Atitude XIS: Gosto Muito...

       Um dos livros que recomendaríamos: Laurinda Alves, Atitude Xis. Um olhar positivo sobre a vida. Depois de "Xis Ideias para pensar", este é mais um recolha de textos, de reflexões, de pensamentos que voam, de interpelações, de desafios. E uma das formas de recomendar esta leitura é pelo texto que se segue: Gosto Muito.
Gosto muito
da lua cheia
do silêncio puro
da geometria
da minha rua
dos dias compridos
de abraços demorados
de sorrisos no elevador
de pessoas autênticas
de conversas eternas
das janelas todas abertas sobre o rio e a cidade
de luzes baixas e amarelas dentro de casa
e quadros grandes
da cor do fogo
de todas as estrelas do céu
do sol da manhã e da luz do dia
do barulho do mar ao entardecer
da maré vazia ao fim do dia
do vento quando deixa marcas na areia lisa
do rumor vegetal das folhas nas árvores
do manto lilás de folhas de jacarandá que cobre o chão
de coincidências, surpresas e milagres
de ver pessoas felizes
de olhos que riem
de cidades grandes com rio
da voz dos que amo
de estar calada
da casa cheia de amigos
de jantares improvisados
de ouvir tocar piano e violino sempre
de ficar abstracta, às vezes
de livros e de poetas
de acordar tarde
de certas rotinas
de me esquecer das horas
da areia da praia ao meio-dia, quando está a ferver
das vozes descombinadas no ar nas tardes de calor
do rapaz que passa na mota, ao meu lado
de quando sai a correr para a última fotografia com a luz do dia
dele muito mais do que de ninguém
de saber que ele sabe isso
gosto da luz dourada do entardecer reflectida nos seus olhos
gosto da intimidade
da verdade e da cumplicidade
de templos e lugares sagrados
de horizontes líquidos
do azul infinito
de riscos brancos no céu
da cor púrpura do entardecer
de histórias de pessoas
de descobrir umas mãos fortes
de ir mais longe com alguém
dos que rezam comigo
da lua árabe só com uma estrela, no alto do céu
de ficar em casa, embalada nos barulhos da casa
e ainda ter comigo todos os que mais amo
de adormecer e de sonhar acordada
de amar e ser amada
de alguém em especial
do amor dos amigos também
de estar com eles na praia até ser noite
de tantas outras coisas
e da vida, todos os dias.
Laurinda Alves, Atitudes Xis. Um olhar positivo sobre a vida. Oficina do Livro: 2007.

3 comentários:

  1. OLÁ!

    DESCULPE ESTAR A ESCREVER AQUI...
    COSTUMO VIR AQUI E FICAR EM SILÊNCIO...
    UMAS VEZES COMENTO, OUTRAS FICO EM ORAÇÃO...

    HOJE VENHO LANÇAR UM DESAFIO... PASSE PELO MEU BLOGUE (http://avidaarenascer.blogspot.com/)E LEIA...

    UMA ABRAÇO EM CRISTO
    ZÉ GUSMÃO

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Sublinhar, antes de mais, que este texto da Laurinda Alves é brilhante, uma proposta de vida, valorizando o que nos faz felizes.
    Ao Zé Gusmão, dizer que tenho visitado o seu blogue, sempre que há um post novo aparece a referância nos blogues seguidos a partir daqui.
    A este respeito salientamos a campanha de solidariedade que levam a efeito. Parabéns e que nunca vos falte a garra para ajudar, nem quem vos coloque os meios à disposição.

    ResponderEliminar
  3. Olá Sr Padre,

    Antes de mais, o texto de Laurinda Alves é soberbo! Começando com a fotografia "O Sorriso de Deus" e o poema que se segue, exultando VIDA e tudo o que de mais belo ela nos dá.

    Bem, eu sou rapariga, Maria José Gusmão,mas para os amigos e no blogue Zé Gusmão; pode tratar-me por tu e por Zé.
    Coloquei mensagem em todos os post's que conheço e frequento, na esperança de lançar um desafio a que as pessoas pudessem aceitar, deixando o número de telefone no meu email para eu as poder contactar e assim ajudar a Beatriz Alexandra na compra da cadeira de rodas ortopédica especial de que ela tanto precisa. Eu sou Assistente Social e este como outros casos deixam-me "frustrada" pelo nosso Estado nada fazer, nada contribuir, alegando não haver verbas. Eu estou a prestar serviços, neste momento, como Assistente Social Voluntária nos Samaritanos.
    Deus permita que as pessoas se sensibilizem com este caso e possam contribuir nem que seja com pouquinho, pois migalha a migalha podemos ter um pão.
    Um grande abraço na Paz de Cristo
    Zé Gusmão

    ResponderEliminar