sexta-feira, 28 de maio de 2010

A torre mais alta do mundo

       Há muito tempo, todas as pessoas do mundo falavam a mesma língua. Eram nómadas que levavam as suas vidas de um lado para o outro e a procurar o que precisavam para sobreviver num mundo selvagem.
       Passado muito tempo, as suas viagens levaram-nos até às planícies da Babilónia.
       Aí se fixaram e prosperaram. Tinham tempo para pensar e fazer novas descobertas acerca do seu mundo. Uma descoberta viria a mudar tudo.
       “Vejam como esta lama ficou sólida ao secar ao sol” – disse alguém. “Vejam aqui um pedaço que ficou tão duro quanto uma rocha”. “E este pedaço” – disse outra, “tem uma forma curiosa. Vejam! Secou na dobra de um ramo caído e manteve a forma deste. Se moldássemos a lama enquanto está húmida, podíamos secar pedras de lama com a forma exata para construir paredes, como as nossas paredes de pedra, mas com maior facilidade!”
       “Sim, poderíamos fazer tijolos! Pensem no que conseguiríamos construir com tijolos!”
       Quando haviam dominado a prática de fazer tijolos, decidiram construir uma cidade maravilhosa, com uma torre muito, muito alta, que chegasse ao céu. “Então seremos famosos!” – disseram uns para os outros.
       Começaram a construir uma enorme torre, andar após andar. “Já não falta muito” – felicitaram-se uns aos outros. “Em breve teremos erguido a torre mais alta do mundo”.

Mónica Aleixo, in Voz Jovem, Maio 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário