segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Livro da Verdade 5: a Sagrada Escritura

Evangelho segundo São Marcos
- Marcos, seguidor de Pedro e também de Paulo. São Marcos escreveu o seu Evangelho com a finalidade de responder à pergunta:
“Quem é Jesus”? Porém, o Evangelista não responde, ele apenas relata a actividade de Jesus, deixando que o leitor chegue por si mesmo á conclusão de que Jesus é o Messias, o Filho de Deus (1,1;8;29;14;61;15;39).
O livro de São Marcos é apenas o começo da Boa Noticia (1,1).

Evangelho segundo São Lucas
– Lucas, seguidor de Paulo. São Lucas apresenta o caminho de Jesus como caminho que inicia o processo de libertação na história, e por isso realiza uma nova história: a história dos pobres e oprimidos que buscam um mundo mais justo e mais humano.
O ápice do terceiro Evangelho está nas palavras de Jesus na cruz “Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito” (23,46).
A morte de Jesus é a consequência da sua vida e actividade voltada para os pobres e oprimidos, provocando toda a violência do sistema baseado na riqueza e no poder.
Mas a morte é também a libertação, e Jesus faz da Sua vida e morte um acto de humilde entrega a Deus.

Evangelho segundo São João
– João, pescador e Apóstolo.
O evangelho de São João é uma espécie de meditação que visa despertar e alimentar a Fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, a fim de que os homens tenham vida (20,30-31).
Deus ama os homens e quer dar-lhes vida. Jesus revela esse amor e realiza a vontade do Pai, dando a Sua vida em favor dos homens.
São João procura mostrá-lo através dos sete sinais que apresenta na 1ª parte do Evangelho, salientando a importância do compromisso da Fé. Na 2ª parte salienta a importância do Amor e narra o supremo sinal: O regresso de Jesus ao Pai, através da morte e ressurreição… (continua)

Clara Castro, 4º Ano da catequese, no Boletim Voz Jovem, Junho 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário