quinta-feira, 8 de julho de 2010

A maior das capacidades: AMAR

       «Certa vez, Frei Egídio (um dos companheiros mais queridos de S. Francisco), homem muito simples e piedoso, falou assim ao Ministro General, Frei Boaventura (+ 1274), um dos maiores teólogos da Igreja.
       - Meu Pai, Deus deu-lhe muitos dotes. Eu, pessoalmente, não recebi grandes talentos. O que devemos nós, ignorantes e tolos, fazer para sermos salvos?
       O douto e santo Frei Boaventura elucidou-o dizendo:
       - Se Deus não desse ao homem nenhuma outra capacidade senão a de amar, isto lhe bastaria para se salvar.
       - Quer dizer que um ignorante, pode amar a Deus tanto como um sábio?, perguntou Frei Egídio, tentando entender.
       - Mesmo uma velhinha muito ignorante, disse-lhe com ternura o grande teólogo, pode amar mais a Deus do que um professor de Teologia.
       Dando pulos de alegria, Frei Egídio correu para a sacada do convento e começou a gritar:
       - Ó velhinha ignorante e rude, tu que amas a Deus Nosso Senhor, podes amá-l`O mais do que o grande teólogo Frei Boaventura.
       E, comovido, ficou ali, imóvel, durante três horas.»

(Pe. Neylor J. Tonin, em "Histórias de Sabedoria"), in Abrigo dos Sábios.

2 comentários:

  1. Olá Pe Manuel Gonçalves. Apesar de nem sempre comentar os meus dedos fazem sempre escala aqui. Mas hoje apetece-me muito deixar qualquer coisa e misturar duas postagens suas que penso se completam.
    Numa postagem mais atrás fala sobre a "seara ser grande e os trabalhadores, poucos" nesta fala-nos na capacidade de amar a Deus.
    Em comum o facto de termos que nos capacitar de que se somos capazes! Capazes de acreditar que somos todos filhos de Deus e que Ele nos ama de igual modo e que, independente das nossas diferenças todos o poderemos amar e servir de maneira válida e eficaz.
    E é o "servir" o elo de ligação das duas. Quem ama serve a Deus. Quem ama Deus é chamado a estar ao Seu dispôr e a ser um trabalhador da Sua seara e há tanto por fazer..
    Penso que muitas pessoas haverão que se sentem diminuidas no seu estatuto, condição de vida ou devido ao facto de se acharem pouco capazes, não o fazem.
    Deus convida-nos e exorta-nos a amá-Lo e servi-Lo, assim nós abramos os nossos olhos para entender qual a missão que Ele tem para nós.

    Peço desculpa pela extensão mas soube-me bem desabafar o que tenho vindo a reflectir desde a homília de domingo.
    Abraço em Cristo

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Dulce.
    Em primeiro lugar, os textos nunca são extensos quando preenchidos com conteúdo e com sabedoria, com lições para a vida, como é o caso.
    Depois, agradeço a atenção dada a este espaço e a partilha através de palavras que ajudam a reter o essencial dalgumas das estórias ou reflexões aqui postadas.
    Efectivamente, no reino de Deus o mais importante vem do amor a Deus que se faz serviço ao próximo, como muito bem reflecte.
    Um bom dia e um bom fim de semana em Cristo Jesus. E já agora, a todos os que passarem por aqui, leiam o texto da Dulce, no seu blogue, Degrau de Silêncio, "Posso comungar?"

    ResponderEliminar