segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vivência em grupo

       1 – A vivência em grupo nem sempre é fácil. E quando falamos em grupo referimo-nos a pessoas que se orientam para uma mesma finalidade, através do diálogo, do empenho, da colaboração, do compromisso numa determinada situação e/ou projecto a levar a efeito.
       Para se formar um grupo, desportivo, cultural, político, recreativo, um grupo de jovens, ou um qualquer grupo, é inevitável o diálogo, a escuta, a cedência de alguns dos nossos pontos de vista, implica que vamos ao encontro do outro, que nos dispomos a colaborar activamente nos projectos que conjuntamente nos propusemos.
       Até faríamos um pouco diferente, isoladamente, mas fazemo-lo em conjunto, com o contributo dos outros, sem nos demitirmos das nossas convicções. Mas que estas não sejam desculpas para sermos desleais, ou para que tudo seja somente como eu quero, como eu defendo... o que vem do outro é dispensável, podemos deixar para outra altura. Cuidado podemos estar a destruir o grupo.
       Por outro lado e outra tentação, é o pertencermos a este ou àquele grupo, não por convicção, ou para trabalharmos em conjunto, mas apenas para e enquanto esse grupo nos serve, apenas e enquanto esse grupo me dá projecção ou me ajuda a atingir os meus objectivos pessoais.
       Em grupo tenho de aprender a dialogar, a cooperar, a servir, a pôr-me no lugar do outro, a compreendê-lo e a entender-me com ele.

       2 – Jesus pressente o incómodo dos seus discípulos quando lhes anuncia as dificuldades por que vai passar, a perseguição, a calúnia, a própria morte (Mc 9, 30-37). Os discípulos, presos a velhas concepções religiosas, aguardam como tantos outros a vitória de Jesus sobre grupos rivais e que se opõem ao judaísmo e, mais, esperam ocupar um lugar de destaque quando o Mestre se apresentar como vencedor para governar.
       Mais uma vez Jesus não contorna nem amacia a verdade. O filho do Homem vem para servir, assim também aqueles que O seguem. Entre vós não seja assim, isto é, não procureis o poder sobre os outros: "Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos". No Reino de Deus, a prevalência vai para o serviço, para a partilha e para a comunhão.
       É também neste sentido que Jesus lhes apresenta uma criança, na sua inocência, na sua disponibilidade, na generosidade do seu sorriso. E, deste modo, quem acolher uma criança acolhe o próprio Senhor. Serviço gratuito e desinteressado. A criança não sabe e não tem como agradecer.

Editorial Voz Jovem, n.º 90, Setembro 2007

2 comentários:

  1. A vivência em grupo não é fácil...

    Jesus conhecia as suas ovelhas e se alguma ficasse para traz. Ele deixava as outras e ia á procura da ovelha perdida, Ele queria-as juntas.

    Ele ensinou-nos o Pai Nosso e penso que essa oração é uma lição de vida.
    Num grupo ou numa equipa todos têm algo para fazer,ou para transmitir, mesmo aquele que se pensa o mais insignificante...Há tantos valores escondidos em cada ser humano que podem fortalecer um grupo.
    Quando se respeitam os membros uns aos outros e sobretudo se amam á maneira de Jesus que lavou os pés aos apostlos,uma maneira de servir o grupo e ser prestável...
    Tanto para receber e dar em grupo...
    Abraço amigo em Cristo
    Utilia

    ResponderEliminar
  2. Ou como dizia alguém, ninguém é tão rico que não tenha nada para receber e ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar.
    O grupo dos discípulos era (e é) muito heterogéneo, mas foi com aquele pequenino rebanho que Jesus iniciou a Sua Igreja.
    Um bom dia em Cristo, nosso Mestre e Senhor.

    ResponderEliminar