segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cuidado com a maneira de ouvir

       "Não negues um favor a quem o merece, quando estiver na tua mão fazê-lo. Se tens para dar, não digas ao teu próximo: «Vai-te embora e volta depois. Amanhã te darei». Não maquines o mal contra o teu próximo, se ele mora ao teu lado e confia em ti. Não discutas sem motivo com homem nenhum, se ele não te fez qualquer mal. Não tenhas inveja do homem violento, nem imites nenhum dos seus processos; porque o Senhor abomina os homens perversos, mas reserva a sua intimidade aos corações rectos" (Prov 3, 27-34 ).
       Disse Jesus à multidão: «Ninguém acende uma lâmpada para a cobrir com uma vasilha ou a colocar debaixo da cama, mas coloca-a num candelabro, para que os que entram vejam a luz. Não há nada oculto que não se torne manifesto, nem secreto que não seja conhecido à luz do dia. Portanto, tende cuidado com a maneira como ouvis» (Lc 8, 16-18).

       Estes dois textos, da primeira leitura e do Evangelho, apresentam uma série de conselhos para nos ajudarem a viver melhor com o nosso semelhante, usando para com ele a misericórdia, a generosidade, o perdão, a justiça. Diante do ímpio não há que ter inveja pelo que tem, mas ainda assim procurar sempre o bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário