quarta-feira, 29 de setembro de 2010

De cada falhanço, de cada alegria, uma lição!

       "Concentro-me em cada passo que dou, mas, ao mesmo tempo, procuro reflectir sem nunca perder de vista um cenário mais vasto, tentando abarcar as paisagens mais longínquas, ir mais o longe que me é possível. Sou, por definição, um corredor de fundo...
       "Para um corredor como eu, o que verdadeiramente importa é conseguir os objectivos que me proponho, ir até onde as minhas pernas me levam. Dou tudo o que tenho, aguento tudo o que tenho de aguentar, e obtenho, à minha maneira, o que para mim conta. De cada falhanço, de cada alegria, procuro tirar sempre uma lição concreta. (Não importa que seja minúscula, basta que seja concreta.) Com o tempo, à medida qe os anos forem passando, contando desde já com as corridas que hão-de vir, acabarei por alcançar o meu lugar de eleição. Ou talvez, quem sabe?, apenas um lugar que se aproxime vagamente disso. (Sim, esta é a melhor maneira de pôr as coisas, sem sombra de dúvida.)
       Um dia, se vier a ter uma campa e puder escolher o que ali será gravado, gostaria que dissesse o seguinte:
HARUKI MURAKAMI
1949 - 20**
ESCRITOR (E CORREDOR DE FUNDO)
PELO MENOS NUNCA CAMINHOU A PASSSO

       Haruki MURAKAMI, Auto-retrato do escritor enquanto corredor de fundo. Casa das Letras: 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário