sábado, 4 de setembro de 2010

Já estais saciados, já sois ricos!

       Pois quem te considera superior aos demais? Que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, porque te orgulhas, como se não o tivesses recebido? Já estais saciados, já estais ricos! Sem nós vos tornastes reis! Quem dera que vos tivésseis tornado reis, para nós reinarmos também convosco! Na verdade, parece-me que Deus nos expôs a nós, os Apóstolos, no último lugar, como homens condenados à morte, porque nos tornámos espectáculo para o mundo, para os Anjos e para os homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, vós sábios em Cristo; nós somos fracos, vós sois fortes; vós sois honrados, nós desprezados (1 Cor 4, 6b-15).
       A delicadeza, a intensidade e a clareza de São Paulo, ao dirigir-se à comunidade de Corinto, são testemunho de proximidade, de preocupação e de zelo pela vivência do Evangelho. Num primeiro momento vimos como ele sublinha as qualidades dos coríntios e a evolução na fé, esperança e caridade. A seguir, manifesta cuidados para com alguns sinais de divisão.
       Acentuar-se-á a primazia de Cristo em deterimento dos líderes das comunidades. Paulo, Apolo, Pedro, são instrumento ao serviço da Palavra de Deus. Devem ser ouvidos, mas o seguimento refere-se sempre a Deus e todos, cada qual segundo a sua missão e os seus talentos, contribuem para a edificação do Reino de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário