sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O argueiro que vês no teu irmão

       "Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? O discípulo não é superior ao mestre, mas todo o discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre. Porque vês o argueiro que o teu irmão tem na vista e não reparas na trave que está na tua? Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o argueiro que tens na vista’, se tu não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e então verás bem para tirar o argueiro da vista do teu irmão" (Lc 6, 39-42).
       No evangelho de ontem pudemos ver a opção de Jesus pela caridade, pela misericórdia, pelo perdão. Hoje a pregação de Jesus vai no mesmo sentido. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Em vez de andarmos à procura dos defeitos dos outros deveremos corrigir em nós aquilo que nos afasta de Jesus, do Seu Evangelho e, consequentemente, nos afasta dos outros.
       Todo o discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre. O nosso Mestre é Jesus Cristo. Devemos caminhar para nos tornarmos como Ele, na caridade, na entrega a favor dos outros, na luta pela justiça, no compromisso pela paz, na procura do bem, na dignificação da pessoa humana, na defesa da vida, na prossecução da verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário