sábado, 18 de setembro de 2010

Pedofilia: perdão, penitência e vergonha

(foto: Rádio Renascença)
       O Papa Bento XVI abordou hoje de novo em Londres o tema dos escândalos de pedofilia, evocando «o imenso sofrimento provocado pelos abusos cometidos nas crianças».


       «De novo, penso no imenso sofrimento provocado pelos abusos cometidos nas crianças, especialmente no seio da Igreja e pelos seus ministros», declarou o Papa na homilia na catedral de Westminster, retomando assim um dos temas dominantes da visita de quatro dias.
       «Exprimo antes de tudo a minha profunda aflição às vitimas inocentes destes crimes inomináveis, esperando que o poder da graça de Cristo e o seu sacrifício de reconciliação lhe dêem uma profunda paz».
       «Reconheço também, convosco, a vergonha e a humilhação das quais todos sofremos por causa destes pecados», disse.
       Desde o primeiro dia da visita, na quinta-feira, Bento XVI tinha reconhecido que «a autoridade da Igreja (o Papa e os bispos) não tinha sido suficientemente veloz e firme para tomar as medidas necessárias», adiantou.
       A publicação em Novembro de 2009 de um relatório que revelava centenas de sevícias sexuais em crianças cometidas por padres na Irlanda e cobertos pela hierarquia, conduziu a mais grave crise da Igreja nos últimos anos. Escândalos semelhantes surgiram, nomeadamente na Alemanha e na Bélgica.
       Na sexta-feira, durante um discurso perante responsáveis dos estabelecimentos católicos britânicos, o Papa pediu-lhes para «assegurarem nas nossas escolas um ambiente seguro para as crianças e para os jovens», numa nova alusão transparente aos escândalos de pedofilia envolvendo padres.
       Segundo membros do Vaticano, que acompanham o Papa nesta visita de Estado, Bento XVI deverá encontrar-se em Londres ainda hoje com uma dezena de vítimas britânicas, provavelmente na nunciatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário