terça-feira, 12 de outubro de 2010

As três peneiras...

       António foi promovido. No primeiro dia, para agradar ao chefe, saiu-se com esta:
       - Chefe, nem imagina o que me contaram sobre o Luís. Disseram-me que ele...
       O Chefe interrompeu-o, não o deixando sequer terminar a frase:
       - Espere um pouco António, você já confirmou essas informações? Usou as três peneiras?
       - Três peneiras?
       - A primeira, António, é a verdade. Tem a certeza de que o que me ia dizer é absolutamente verdade?
       - Só sei o que me contaram...
       - Então a história não passou pela primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a bondade. Você gostaria que os outros também dissessem de si o que me quer contar?
       - Claro que não, nem pensar...
       - Então a sua história também não passou pela segunda peneira!
       - Vamos lá ver então a terceira peneira que é a necessidade. Acha mesmo necessário contar-me esse facto ou é melhor esquecê-lo?
       - Não, chefe... passando por essas peneiras é mesmo melhor esquecer o assunto - assegura António envergonhado.
       - Pois é António já viu que as pessoas seriam mais felizes se usassem as três peneiras? Então da próxima vez pense antes de falar porque:

Pessoas inteligentes falam sobre ideias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Postado a partir de Asas da Montanha.

1 comentário:

  1. Pensando bem
    Val mais ficar em silêncio.
    Valha-nos o Espirito Santo
    óptima semana
    Abraço fraterno

    ResponderEliminar