sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Suportai-vos uns aos outros na caridade

       Eu, prisioneiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados: procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade de espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança na vida a que fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só Baptismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, actua em todos e em todos Se encontra ( Ef 4, 1-6).
       Disse-lhes Jesus: "Quando fores com o teu adversário ao magistrado, esforça-te por te entenderes com ele no caminho, para que ele não te arraste ao juiz e o juiz te entregue ao oficial de justiça e o oficial de justiça te meta na prisão" ( Lc 12, 54-59).

       A caridade - amor oblativo, gratuito, serviço, sem limites, compromisso com o outro e com a transformação do mundo - é a chave para vivermos melhor, para nos sentirmos mais próximos, para ultrapassarmos as diferenças que possam existir entre nós, as nossas limitações e imperfeições. Completamo-nos nos outros, enriquecemo-nos mutuamente.
       Na mesma linha Jesus Cristo e São Paulo. Jesus convida os ouvintes ao diálogo, ao entendimento, à conciliação. São Paulo, da mesma forma, diz-nos que temos as ferramentas para ultrapassar as dificuldades que poderiam afastar-nos, suportando-nos uns aos outros na caridade, com humildade, mansidão e paciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário