sábado, 15 de janeiro de 2011

Eu vim chamar os pecadores

       Jesus saiu de novo para a beira-mar. A multidão veio ao seu encontro, e Ele começou a ensinar a todos. Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Encontrando-Se Jesus à mesa em casa de Levi, muitos publicanos e pecadores estavam também a mesa com Jesus e os seus discípulos, pois eram muitos os que O seguiam. Os escribas do partido dos fariseus, ao verem-n’O comer com os pecadores e os publicanos, diziam aos discipulos: «Por que motivo é que Ele come com publicanos e pecadores?». Jesus ouviu e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores» (Mc 2, 13-17).
       Dois momentos complementares neste Evangelho para Sábado, o chamamento de Levi, cobrador de impostos, considerado traidor do povo judeu, estava ao serviço do império romano, é um pecador público, uma das profissões mais odiosas para os judeus. Mas Jesus vem salvar o que estava perdido.
       Refeição de Jesus e dos Apóstolos em casa de Levi, com publicanos e pecadores, mostrando Jesus que todos são igualmente dignos e todas as moradas podem ser habitação de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário