quinta-feira, 3 de março de 2011

O Ano Litúrgico

Liturgia é o trabalho de salvação que Deus realiza em favor do seu Povo. É a obra pela qual Jesus viveu, à qual Se dedicou e entregou toda a Sua vida.

1. Ano Litúrgico
Chama-se Ano Litúrgico ao tempo em que a Igreja celebra os feitos salvadores operados por Deus, em Jesus Cristo.
 Com início no primeiro domingo do Advento, o Ano Litúrgico termina no sábado da 34ª semana do Tempo Comum, depois da festa de Cristo Rei do Universo, simbolizando a realeza absoluta de Cristo no fim dos Tempos. Divide-se em dois grandes ciclos: ciclo do Natal, que celebra o Mistério da Encarnação do Filho de Deus, e, o ciclo da Páscoa, que celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Estes ciclos são unidos pelo Tempo Comum.

2. Tempos Fortes da Liturgia
Como tempos fortes da liturgia temos:
O Natal, com início no primeiro domingo do Advento e termo na Festa do Batismo do Senhor. Além da solenidade principal, a 25 de Dezembro, com a vigília e as três missas do Natal, temos as solenidades de Santa Maria Mãe de Deus, no primeiro de janeiro, a solenidade da Epifania, manifestação de Jesus ao mundo como Salvador Universal, Festa da Sagrada Família e a já referida Festa do Batismo do Senhor.
À semelhança do Natal, a Páscoa é precedida de um tempo de cinco semanas, 40 dias a que chamamos Quaresma, tempo forte de conversão e penitência, Jejum, esmola e oração. Começa na quarta-feira de Cinzas e termina em quarta-feira Santa.
A Celebração da Páscoa, inicia-se com a Ceia do Senhor, na quinta-feira Santa: neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. É o dia do amor fraterno. Na sexta-feira Santa, celebra-se a Paixão e Morte de Jesus, é o único dia do ano que não tem missa. No sábado Santo, temos a solene Vigília Pascal que, com quinta e sexta-feira Santas, formam o Tríduo Pascal, centro não só da Páscoa, mas de toda a vida da Igreja. Trata-se de uma única celebração em três momentos distintos. É um Tríduo celebrativo do Mistério Pascal de Cristo, que culmina com a Missa vespertina de domingo de Páscoa, Dia da Ressurreição, Dia do Senhor.
A festa da Páscoa continua com Oitava da Páscoa, a semana a seguir à Páscoa, e o Tempo Pascal, que se prolonga até ao Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, quando Jesus Ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Seu Espírito Santo.
O Tempo Comum tem início na segunda-feira após o Batismo do Senhor e termina na véspera de quarta-feira de cinzas. Recomeça, depois da solenidade do Pentecostes e vai até sábado anterior ao primeiro domingo do Advento. Ao todo são 34 semanas. É um período de grandes acontecimentos. É um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança e acolhimento da Palavra de Deus.
Através do presente gráfico, podemos visualizar o esquema do Ano Litúrgico com suas festas, tempos fortes, cor dos paramentos, etc. Tal como dissemos o Centro da Liturgia é o Mistério Pascal de Cristo, simbolizado na cruz do centro.

3 – A Igreja de Jesus Cristo
Através do Ano Litúrgico, a Igreja, nossa mãe e mestra, dá-nos a conhecer, amar, saborear e beneficiar da presença e ação de Deus na História colectiva e pessoal. Ou seja, durante o Ano Litúrgico celebramos o Passo de Deus pelo nosso mundo e pelas nossas vidas. É um tempo repleto de sentido e de simbolismo religioso. Não devemos esquecer que é em Igreja que Deus Se revela mais intensamente e em toda a Igreja, cristãos de todo o mundo, reunimo-nos em assembleia, para celebrar os mesmos Mistérios.
O centro de toda a Liturgia é Jesus Cristo, Encarnação, Vida, Morte e Ressurreição. A pessoa e mensagem de Jesus é de uma riqueza tal, que, toda a nossa vida é insuficiente, não só para compreender mas, sobretudo, para assimilar e saborear todo o seu conteúdo.
Em cada domingo e em cada Eucaristia actualizamos, tornamos presente, o Mistério de Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, temos a oportunidade de interiorizar esse Grande Mistério de amor infinito de Deus a cada um de nós e beneficiar das Suas Graças. Deus quer-nos felizes; sejamos dóceis, abramos nosso coração à Sua ação Redentora e tudo será bem diferente, porque mais alegre, mais rico, com mais sabor e sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário