sexta-feira, 8 de abril de 2011

Foi Ele que Me enviou...

        Jesus ensinava no templo, dizendo: «Vós Me conheceis e sabeis de onde Eu sou! No entanto, Eu não vim por minha própria vontade e é verdadeiro Aquele que Me enviou e que vós não conheceis. Mas Eu conheço-O, porque d’Ele venho e foi Ele que Me enviou». Procuravam então prender Jesus, mas ninguém Lhe deitou a mão, porque ainda não chegara a sua hora (Jo 7, 1-2.10.25-30).
        Jesus prega abertamente no Templo levando os seus ouvintes a colocarem algumas questões. Tendo sido proibido de ensinar, sendo perseguido, como é que surge agora a pregar à frente de todos? Será que os judeus passaram a acreditar que Ele é o Messias? Mas, a interrogação continua, se fosse o Messias nós não saberíamos de onde Ele é!
       Jesus responde com frontalidade. É conhecida a Sua origem, terrena. Mas Ele vem do Pai. Neste caso, já não é tão fácil "saber" da origem de Jesus. Entramos no plano da fé.
       A hora de Jesus está a chegar, mas ainda não chegou, como se refere no Evangelho. A perspectiva é evidente, a entrega de Jesus é voluntária, é dádiva, não é imposta. "A vida ninguém ma tira, sou Eu que a dou".

1 comentário: