sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Pai está em Mim e Eu estou no Pai...

       Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? Se a Lei chama ‘deuses’ a quem a palavra de Deus se dirigia – e a Escritura não pode abolir-se –, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: ‘Estás a blasfemar’, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus’!» Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis. Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai». De novo procuraram prendê-l’O, mas Ele escapou-Se das suas mãos (Jo 10, 31-42). 
       A situação de Jesus agudiza-se progressivamente. A Sua linguagem é cada vez mais evidente. Se em alguns momentos Ele fala em parábolas ou por imagens, quanto mais se aproxima de Jerusalém, e do fim, mais explicita a Sua missão e a Sua identidade.
       Num diálogo intenso com os judeus, Jesus diz-lhes claramente que vem da parte de Deus, faz as obras de Deus, é o "Filho de Deus". No mundo semítico e na religiosidade arreigadamente monoteísta é difícil, quase violento, aceitar que um homem se apresente como Deus. Jesus contesta dizendo que a Sagrada Escritura diz que os filhos de Israel são filhos de Deus...
       De novo procuram prendê-l'O, mas ainda não chegou a Sua hora. São João sublinha até à saciedade que a escolha da Hora pertence a Deus. Ainda que a morte seja uma certeza cada vez maior, há-de surgir como entrega, como serviço a favor da humanidade, ninguém Lha tira é Ele que no-la entrega.

Sem comentários:

Enviar um comentário