terça-feira, 19 de abril de 2011

Para onde vais, Senhor?

        Judas recebeu o bocado de pão e saiu imediatamente. Era noite. Depois de ele sair, Jesus disse: «Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, também Deus O glorificará em Si mesmo e glorificá l’O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Haveis de procurar-Me e, assim como disse aos judeus, também agora vos digo: não podeis ir para onde Eu vou». Perguntou-Lhe Simão Pedro: «Para onde vais, Senhor?». Jesus respondeu: «Para onde Eu vou, não podes tu seguir-Me por agora; seguir-Me-ás depois». Disse-Lhe Pedro: «Senhor, por que motivo não posso seguir-Te agora? Eu darei a vida por Ti». Disse-Lhe Jesus: «Darás a vida por Mim? Em verdade, em verdade te digo: Não cantará o galo, sem que Me tenhas negado três vezes» (Jo 13, 21-33.36-38).
        Esta é a Semana Santa, a semana da Paixão redentora de Cristo que nos conduzirá à Ressurreição jubilosa. A liturgia da Palavra propõe-nos a narração dos momentos que antecedem a entrega, a prisão e a morte. Encontram-se reunidos para celebrar a Páscoa. Jesus mostra como se sente, perturbado, tem consciência que a Sua hora está eminente e revela-o aos discípulos: esta noite um de vós vai entregar-Me. Não há mais tempo, Judas está inquieto, sabe que mais uma vez o Mestre sabe. Jesus diz-lhe para fazer o que tem a fazer.
       Após a saída de Judas, Jesus fala mais claramente, dizendo que a glorificação está em processo, mas será uma glorificação pela CRUZ. Pelo meio haverá ainda muitas traições, negações, recuos, dúvidas, mas os discípulos são desafiados a seguir o Mestre.
      E nós, estaremos prontos para seguir Jesus, da Cruz à Ressurreição?

Sem comentários:

Enviar um comentário