sexta-feira, 17 de junho de 2011

Adoração do Santíssimo Sacramento

       O Santíssimo Sacramento é a Eucaristia, pela qual o pão e o vinho se convertem em Corpo e Sangue de Jesus, que comungamos durante a celebração e que é guardado no sacrário. Somos sacrário vivo na medida em que comungamos Cristo vivo na hóstia consagrada. Mas ao mesmo tempo a consagração não é a prazo, mas permanente, as hóstias consagradas mantém-se consagrada mesmo que não comungadas.
       O sacrário, nas igrejas, ocupa um lugar peculiar por acolher a reserva eucarística.
       A adoração eucarística, ou a adoração do Santíssimo vem de muito longe, é a assunção que que Cristo está verdadeira e realmente na hóstia consagrada na Eucaristia, e que permanece na igreja, e que é levada aos doentes.
       A solenidade do Corpo de Deus que celebraremos na próxima quinta-feira, foi introduzida na idade Média para sublinhar precisamente a presença real de Jesus na Eucaristia, na hóstia consagrada.
       Hoje, em Tabuaço, em jeito de vigília do Sacramento da Confirmação, no próximo Domingo, teremos uma hora de Adoração, num tempo proposto pelo Secretariado Diocesano das Vocações, sublinhando-se que a principal vocação do cristão é a santidade. Como cristãos partimos sempre da oração e a oração comunitária dos cristão e da Igreja por excelência é a Eucaristia...

       O Santo Cura d'Ars admirava-se com o "pai Chaffangeon", como era conhecido em Ars. Todos os dias, ao ir para o campo e ao regressar a casa, passava pela igreja, deixava as alfaias agrícolas à entrada e, durante um bom momento, sentado ou de joelhos, ficava em contemplação junto ao Santíssimo.
        Não mexia os lábios, ficava simplesmente em silêncio,
        Um dia, São João Maria Vianney, o Cura d'Ars, abordou-o:
        - "Meu amigo, o que é que você diz a Nosso Senhor nestas longas visitas que lhe faz?"
        - "Ah, senhor Padre, não Lhe digo nada: olho para Ele e Ele olha para mim..."

Sem comentários:

Enviar um comentário