domingo, 5 de junho de 2011

Bento XVI na Croácia: não cedais à mentalidade secularizada

       Bento XVI presidiu hoje a uma missa no hipódromo de Zagreb, Croácia, diante de dezenas de milhares de pessoas, a quem pediu que combatam a “secularização” da Europa.
       “Infelizmente temos de constatar, sobretudo na Europa, o aumento de uma secularização que leva a deixar Deus à margem da vida e a uma crescente desagregação da família”, alertou, na homilia da celebração que iniciou o segundo dia de visita papal à Croácia.
       Segundo o Papa, na sociedade atual “absolutiza-se uma liberdade sem compromisso com a verdade, e cultiva-se como ideal o bem-estar individual através do consumo de bens materiais e de experiências efémeras” e “reduz-se o amor a mera emoção sentimental e à satisfação de impulsos instintivos, sem empenhar-se por construir laços duradouros de mútua pertença e sem abertura à vida”.
        “Somos chamados a combater esta mentalidade”, apelou Bento XVI.
       “Queridas famílias, sede corajosas! Não cedais à mentalidade secularizada que propõe a convivência como preparação ou mesmo substituição do matrimónio”, disse ainda.
       O Papa revelou ter acolhido de “bom grado” o convite dos bispos da Croácia para estar presente no primeiro Encontro Nacional das Famílias Católicas deste país.
       “Desejo exprimir vivo apreço pela vossa solicitude e empenho a favor da família, não só porque esta realidade humana fundamental tem hoje no vosso país, como noutros lados, de enfrentar dificuldades e ameaças e, por conseguinte, precisa particularmente de ser evangelizada e sustentada, mas também porque as famílias cristãs são um recurso decisivo para a educação na fé”, declarou.
       Bento XVI afirmou ser “muito importante o testemunho e o compromisso das famílias cristãs, o seu testemunho concreto, sobretudo para afirmar a intangibilidade da vida humana desde a conceção até ao seu fim natural, o valor único e insubstituível da família fundada no matrimónio e a necessidade de disposições legislativas que sustentem as famílias na sua tarefa de gerar e educar os filhos”.
       Após a missa, o Papa quis agradecer aos fiéis croatas pela sua “intensa e devota participação”.
       De tarde, Bento XVI vai presidir à celebração das vésperas com os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas, tendo ainda ocasião de rezar junto do túmulo do beato Alojzije Viktor Stepinac, mártir do regime comunista, na catedral de Zagreb.
       Esta é a 19ª viagem do Papa alemão ao estrangeiro, desde o início do seu pontificado, em abril de 2005, e a 13ª em solo europeu.

Veja também: Rádio Renascença.

Sem comentários:

Enviar um comentário