sexta-feira, 17 de junho de 2011

Onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração

       Disse Jesus aos seus discípulos: «Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os destroem e os ladrões os assaltam e roubam. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não os destroem e os ladrões não os assaltam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração. A lâmpada do teu corpo são os olhos. Se o teu olhar for límpido, todo o teu corpo ficará iluminado. Mas se o teu olhar for mau, todo o teu corpo andará nas trevas. E se a luz que há em ti são trevas, como serão grandes essas trevas!» (Mt 6, 19-23).

       O conselho de Jesus é hoje como ontem muito significativo. O que acumulamos de riqueza material, se for um fim em si mesmo, não nos satisfaz nunca, mas também nunca nos trará a paz, a alegria, a felicidade. Por outro lado, por mais riqueza que tenhamos, se nos faltar a família, os amigos, a saúde, de pouco nos vale. Não podemos comprar a felicidade. Esta constrói-se.
       Obviamente, os bens materiais são necessários para se viver com dignidade, mas como meio, como instrumento, ao serviço da humanidade e da felicidade que se deseja. Daí que Jesus nos desafie a acumular tesouros que permaneçam para a vida eterna, a caridade, a partilha solidária, a justiça, a paz, a amizade.

Sem comentários:

Enviar um comentário