segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tende confiança: Eu venci o mundo».

       Disseram os discípulos a Jesus: «De facto agora falas abertamente, sem enigmas. Agora vemos que sabes tudo e não precisas que ninguém Te faça perguntas. Por isso acreditamos que saíste de Deus». Respondeu-lhes Jesus: «Agora acreditais? Vai chegar a hora – e já chegou – em que sereis dispersos, cada um para seu lado, e Me deixareis só; mas Eu não estou só, porque o Pai está comigo. Digo-vos isto, para que em Mim tenhais a paz. No mundo sofrereis tribulações. Mas tende confiança: Eu venci o mundo».
       Este é mais uma dos episódios de Jesus com os discípulos com uma importante mensagem mas que pode suscitar algum humor. Os apóstolos reconhecem que Jesus fala abertamente, sem enigmas, sem necessidade de ser interrogado. Apesar disso, os discípulos interrogam-no. Na interrogação exclamativa de Jesus, a admiração por eles reconhecerem que Ele não os iludiu.
       Jesus, contudo, contrapõe. Quando os discípulos dizem que acreditam e que o Mestre fala abertamente, pressupõem que doravante tudo vai ser diferente, será sempre a ter sucessos e mais sucessos. Logo, Jesus retrai o entusiasmo, dizendo que haverá dispersão, que Ele ficará só, embora se sinta em comunhão com Deus Pai, e os discípulos sofrerão tribulações mas também não têm de se acobardar, Ele estará com eles, Ele venceu o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário