domingo, 3 de julho de 2011

A Caritas radica na Eucaristia...

       "Partir o pão para todos é, em primeiro lugar, a função do pai da família, que nisto representa de algum modo Deus-Pai, o qual, através da fertilidade da terra, distribui por todos nós o necessário para a vida. Depois, é também o gesto da hospitalidade, pelo qual se faz participar o estrangeiro em coisas próprias, acolhendo-os na comunhão da refeição. Partir e partilhar - é precisamente a partilha que cria comunhão. Este gesto humano primordial do dar, de partilhar e unir, adquire, na Última Ceia de Jesus, uma profundidade inteiramente nova: Ele dá-Se a Si mesmo. A bondade de Deus, que se manifesta na distribuição, torna-se totalmente radical no momento em que o Filho, no pão, Se comunica e distribui a Si mesmo.
       O gesto de Jesus tornou-se assim o símbolo de todo o mistério da Eucaristia... Nela beneficiamos da hospitalidade de Deus, que, em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, Se nos entrega. Por isso, o partir e o distribuir do pão - o acto de amorosa atenção àquele que precisa de mim - é uma dimensão intrínseca da própria Eucaristia.
       A caritas, a solicitude pelo outro, não é um segundo sector do cristianismo a par do culto, mas está radicada precisamente nele e faz parte dele. Na Eucaristia, no 'partir o pão', estão indivisivelmente ligadas as dimensões horizontal e vertical"

Joseph Ratzinger/Bento XVI, Jesus de Nazaré,  pp. 111.

Sem comentários:

Enviar um comentário