quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A fuga de Jacob… - Gén 28, 10-22

       Rebeca apressou-se a avisar Jacob. “Tendes de fugir!” – sussurrou ela. “Esaú quer matar-vos!”
       Então correu para junto de Isaac. “Nunca compreendestes o quão desiludida fiquei por Esaú ter casado com uma moça fora do nosso povo” – lamentou ela. “Deixai Jacob voltar à minha terra natal para encontrar uma esposa.” Isaac concordou em deixá-lo partir.
       Isso deu a Jacob a oportunidade de fugir e, assim, ele partiu sozinho. Sentiu-se cansado e desanimado quando acampou nessa noite, apenas com o chão duro como leito e uma pedra como almofada. Enquanto dormia, teve um sonho: viu uma escada que chegava da terra ao céu e anjos que subiam e desciam por ela. Deus estava ali ao seu lado, falando:
       “Sou o Deus de Abraão e Isaac. Farei desta terra o teu lar. Abençoarei a tua família ao longo das gerações e estas trarão as minhas bênçãos ao mundo. Estarei contigo para onde quer que vás, e trazer-te-ei de volta a esta terra”.
       Quando acordou, Jacob sentiu-se animado. Pegou na pedra onde tinha descansado a sua cabeça e colocou-a sobre o chão na vertical. “Este deve ser um lugar do Senhor” – disse ele. “Chamar-lhe-ei “Betel””. Então chamou a Deus: “Aqui fica a promessa” – gritou ele. “Se me fizeres regressar novamente em segurança, sereis o meu Deus”.
       Ouviu-se um silêncio, Jacob suspirou, tomou a sua direção e começou a caminhar. Ainda se encontrava a muitas milhas da terra natal da sua mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário