sábado, 3 de dezembro de 2011

São José: homem justo, Pai solícito, esposo dedicado

       No 4.º dia da Novena de preparação para a Festa de Nossa Senhora da Conceição, o nosso pregador centrou a sua reflexão na figura de São José, como esposo de Nossa Senhora, e como Pai de Jesus.
       São José, um homem jovem, que tem promessa de casamento com Maria, é "surpreendido" pelos desígnios de Deus. Não terá sido nada fácil. As promessas trocadas entre Maria e José assentam na honra e na fidelidade. Entretanto Maria fica grávida. Como seria a reação de José perante um facto de que é alheio? De estupefacção? E agora?
       Certamente Deus encarrega-se de preparar também São José, falando-lhe ao coração. José aparece como um homem justo. Ele justifica-se pela honestidade, pelo trabalho, pela dedicação à família. É um homem de silêncio, que se põe à escuta de Deus. Temos uma boca e dois ouvidos, para ouvirmos. Deus fala-nos, mas nós falámos mais. São José escuta. Acolhe a vontade de Deus com alegria, com generosidade.
       É um homem justo. Maria, sua esposa, é a sua santidade. José, por sua vez, é a santidade de Maria. Santificam-se na vivência quotidiana um com o outro e com o filho Jesus Cristo. São José justifica-se com a fé que concretiza em obras, no trabalho humilde, sério, sacrificado. Com as suas mãos alimenta, sustenta, protege Maria e Jesus. Ele é verdadeiramente pai de Jesus, na medida em que cria o espaço para que Jesus viva tranquilo, seguro e feliz. Pai não é apenas o que dá a vida, mas o que está, acompanha...
       Numa imagem sugestiva, o pregador sugeriu que pudéssemos fazer uma ecografia espiritual para vermos até que ponto Jesus Cristo nasce e cresce em nós, no nosso interior, como nasceu e cresceu em Maria e José...

Sem comentários:

Enviar um comentário