quinta-feira, 15 de março de 2012

4 pés do desenvolvimento humano

  1. O primeiro pé é a família, o lugar da estabilidade. Aqui, falamos da família como o ambiente onde se aprende a viver em confiança.
  2. O segundo pé é a escola, o lugar do trabalho, do estudo, o lugar de criar hábitos de leitura e de investigação, aprendendo a usar essa ferramenta de progresso que nos acompanha desde bem cedo: a pergunta. A escola é também o lugar de treinar a memória e a capacidade de ligar os acontecimentos, o espaço parta conhecer o ser humano, a sociedade, a história, a ciência, a natureza, a arte...
  3. O terceiro pé é o convívio, o lugar da espontaneidade, o espaço dos amigos, dos grupos da festa. É o processo de abertura a pessoas e a ambientes diversos, casa vez mais abrangentes... há gente que de uma cana rachada consegue fazer uma flauta.
  4. O quarto pé é o do espírito, da gratuitidade. Neste pé insere-se o sentido da doação aos outros, do empenho em atividades ou causas que não dão rendimento financeiro, ao fim do mês. Atividades desenvolvidas em associações de estudantes, o voluntariado, entre outras.
Laurinda Alves e Alberto Brito, sj. Ouvir, Falar, Amar.

Sem comentários:

Enviar um comentário