segunda-feira, 19 de março de 2012

Maria e José que são mestres da vida

       «Depois, desceu com eles e voltou a Nazaré.» Jesus deixa o templo e os doutores da lei e vai com Maria e José que são mestres da vida; deixa aqueles que interpretam os livros e vai com aqueles que interpretam o segredo da vida.
       Regressa ao lugar, à casa, onde reside o magistério inicial, o magistério da família, mais importante que o do templo, mais importante que o da Igreja. Porque é da porta de casa que saem os santos ou os pecadores, os errantes ou aqueles que serão luz para muitos.
       Maria e José, o casal de Nazaré, são os primeiros profetas para Jesus, são a sua profecia primeira, a que começa a revelar, se assim podemos dizer, Deus a Deus. No seu ser casal, na sua aliança para a vida, no viver de amor e de dom, são imagem semelhante, relatam com a vida os traços mais importantes e mais bíblicos do rosto de Deus.
       Cada casal é profecia de um Deus que difunde vida.
       ...
       O meu pai, a minha mãe, o marido, o meu filhos não coincidem com os seus defeitos, mas neles habita o mistério, neles habitam as coisas de Deus; além do mais, eles próprios são coisa de Deus. É o mistério que abre caminho através das dúvidas, do cansaço, da reflexão e da escuta recíproca.

ERMES RONCHI, As casas de Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário