terça-feira, 27 de março de 2012

Não posso mudar a vida, mas sim a atitude perante a vida

       ... os conflitos que a vida nos traz, sem que tenhamos feito para os provocar - intencionalmente, quero dizer -, esses só nos dão saúde, se os pudermos superar.
       Então, este seria o princípio: os conflitos que nós próprios provocamos fazem-nos mal, os conflitos que a vida nos traz, quando os conseguimos superar, só nos dão saúde. Não podemos ignorar, nem os podemos hiperbolizar, fazendo as chamadas «tempestades num copo de água»
       ...
       Se parto do que tenho na minha cabeça, forçando a vida a obedecer aos meus sonhos, sem dar margem para que a vida aconteça, se não deixo a vida falar, por não querer que ela me incomode, tudo acaba por se revoltar contra mim.
       Nunca podereis mudar a vida. A minha atitude perante a vida, essa sim, posso mudar.
       ...
       A minha atitute perante a vida, essa, sim, posso mudar! E é a única coisa que está ao meu alcance para mudar. E não é pouco.
       ...
       Repito: aceitar a outra pessoa não quer dizer concordar com ela.
       Não tenho as mesmas opções políticas, nem o mesmo credo religioso, nem a mesma maneira de ver as coisas. Aceitar a outra pessoa é dizer: «Podes ser quem és, diante de mim. Não precisas de te defender de mim».

Laurinda Alves e Alberto Brito, sj. Ouvir, Falar, Amar.

Sem comentários:

Enviar um comentário