quarta-feira, 7 de março de 2012

Vamos fazer uma conspiração contra Jeremias

       A leitura que se segue, do grande profeta de Israel, Jeremias, mostra como a LUZ da verdade e do bem pode desfocar a realidade de quem vive na escuridão da mentira e da falsidade. A luz põe a descoberto o que as sombras e a media luz ou a ausência da luz podem esconder, a sujidade, alguma nódoa na pintura, algum móvel fora do lugar, algum lixo que que passaria despercebido.
       A luz contrabalança. É paradoxal: pode levar ao bem ou provocar azia em relação àqueles que vivem honestamente. É o que acontece em Jeremias. O seu proceder denuncia, põe a descoberto, expõe, aqueles que vivem na mentira, aqueles que se servem dos mais humildes para enriquecerem, aqueles que "escravizam" os seus semelhantes, abusando da ignorância das pessoas mais simples/simplórias.
Prestemos atenção ao texto de Jeremias:
Os inimigos de Jeremias disseram entre si: «Vamos fazer uma conspiração contra Jeremias, pois não nos faltará a instrução de um sacerdote, nem o conselho de um sábio, nem o oráculo de um profeta. Vamos feri-lo com a difamação, sem fazermos caso do que ele disser». «Ajudai-me, Senhor, escutai a voz dos meus adversários. Porventura assim se paga o bem com o mal? Eles abrem uma cova para me tirar a vida. Lembrai-Vos que me apresentei diante de Vós, para Vos falar em seu favor, para deles afastar a vossa ira» (Jer 18, 18-20).

Sem comentários:

Enviar um comentário