quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Santa Eufémia - louvar a Deus por tudo - 7.º Dia

       No dia de hoje, o Evangelho que nos é proposto (Lc 6, 27-38), Jesus desafia a amar os próprios inimigos, dar a outra face, ser misericordiosos como Deus é misericordioso. "Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados".

       Ao sétimo dia de novena, centramo-nos no louvor de Santa Eufémia com toda a sua vida.
       Por um lado a harmonia com os outros e com a natureza. Ao jeito de Daniel, também Santa Eufémia desfruta da beleza e da comunhão da própria natureza. Como é sabido, a imagem de Santa Eufémia é acompanhada de dois leões e tem a ver com o facto daqueles estarem presentes nos suplícios que lhe são infligidos.
       Segundo uma tradição, depois da tortura e de variadas formas de agressão, numa roda esquartejante, numa fornalha em chamas, ela terá sido morta por um leão, mas não esfacelada. Ou seja, um leão te-la-á morto, mas depois de morta, os leões deitaram-se junto dela, mansamente, como que a protegendo de outras agressões.
       Segundo outra tradição, foram várias as tentativas de a matarem com violência, mas resistiu ao fogo, à roda que a esquartejaria, lançada aos leões estes terão ficado mansos, sem darem sinais de a atacar, então um algoz desferiu o golpe fatal da espada. E assim foi morta a jovem Eufémia.
       Numa ou noutra tradição, os leões aparecem protectores de Santa Eufémia, remetendo-nos aos episódios bíblicos, nos quais Daniel é colocado numa fornalha ardente, e sai ileso, e posteriormentente colocado na cova de leões e sai também ileso. Nesta perspetiva, poder-se-á dizer que quem está bem com Deus, com a sua consciência, está bem com os outros, com o mundo e com a natureza inteira.
       Na relação com os outros, Eufémia apresenta-se no melhor de si mesmo, sem juízos de valor, não condena, é condenada, não acusa, é acusada. Não se recusa a responder ao Juiz, não se recusa a dar testemunho por Jesus Cristo. Também nos momentos últimos da sua vida, Eufémia reza e louva e canta a Deus, une-se às vozes de todos os cristãos, de todos os mártires, de todos os santos, une-se ao Céu e à terra, a Deus e aos outros.   

Sem comentários:

Enviar um comentário