terça-feira, 11 de setembro de 2012

Santa Eufémia: respeitar e proteger os outros

       O quinto dia de novena é coincidente com o aniversário da queda das Torres Gémeas, nos EUA. Foi a 11 de Setembro de 2001, que o terrorismo entrou em grande escala nas cidades ocidentais. Já se vira tamanha violência, mas não tão perto, e ainda por cima dentro do território daquela que é considerada a maior potência do mundo.
       Um dos argumentos de imediato esgrimido foi o tema religioso, a religião islâmica contra o cristianismo. Obviamente, os motivos fundamentais são diversos, económicos, políticos e militares. Em todo o caso, veio ao de cima o fundamentalismo religioso, matar em nome da religião, ou usar a a religião para cometer as maiores atrocidades contra pessoas.
       A religião só pode levar à vida, proteger, dignificar, celebrar a vida, o bem. Em todo o caso, ao longo da história da humanidade muitas foram as vítimas em nome da religião. Ao próprio Jesus Cristo, a acusação que O levará ao Calvário, é a religião, "por se fazer Filho de Deus".
       Mesmo dentro da Igreja, houve momentos de perseguição, de violência, de guerras, com o fundamento de espalhar a fé, levar o cristianismo a outras partes do mundo, defender as verdades da fé...
       Santa Eufémia, tal como Jesus, é vítima do preconceito. A religião que se queria impor era a da adoração do imperador. Eufémia continua a seguir a Deus e morre por amor a Jesus Cristo. Manteve a sua fé, perdeu a vida, na certeza da eternidade junto de Deus.
       Na ligação ao Evangelho ((Lc 6, 12-19) proposto para hoje, em que Jesus passa a noite em oração e escolhe 12 apóstolos entre os seus discípulos, para testemunharem mais de perto a Sua vida. Também nós somos escolhidos, chamados, desde o batismo, pelo nome. Também Santa Eufémia recebeu um nome, tornou-se cristã e santa. A oração foi para ela uma escola para conhecer e amar Jesus Cristo. Há de ser também a nossa escola. Aprendermos a ser filhos de Deus na oração, para depois nos torarmos anunciadores do Evangelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário