quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Editorial Voz Jovem - setembro 2012

       A comunidade cristã está em constante processo de conversão e de transformação, procurando ser fiel, em cada tempo e situação, a Jesus Cristo e ao seu Evangelho, vivendo a fé como oportunidade e espaço de conforto, de diálogo, de provocação e de envolvimento, de todos os seus membros.
       A proposta da Diocese – Vamos juntos construir a casa da Fé e do Evangelho – remete-nos para o ANO da FÉ, que se inicia no dia 11 de outubro de 2012, nos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica (CIC). Neste âmbito, a realização da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, em Roma, sobre a Nova Evangelização para a Transmissão da Fé cristã
       D. António Couto dirigiu a toda a Diocese a Sua primeira Carta Pastoral, com a seguinte proposta: Vamos juntos construir a Casa da Fé e do Evangelho, transcorrendo nas suas páginas o Ano da Fé e a necessidade e urgência da Nova Evangelização. 
       Bastará fixarmo-nos no lema para nele encontrarmos sumo para a vivência diocesana, paroquial e familiar.
       VAMOS juntos – atitude de quem se coloca em marcha, abrindo caminhos, rasgando avenidas no coração do outro, trilhando os tempos novos inaugurados por Jesus. Vamos JUNTOS, uns com os outros. Em Igreja, é importante a arte, a beleza, a criatividade e até a competência, mas muito mais se estiver ao serviço dos outros, da comunhão, da partilha, da vida fraterna. Mais do que fazer para os outros – por melhor que se seja – é curial fazer com os outros, dando e recebendo, ensinando e aprendendo, em partilha e comunhão.
       CONSTRUIR – de que adianta olhar na mesma direção se não for para construir, edificar, colocar pedra sobre pedra, fazermos algo de bom e de belo e de duradouro, uns com os outros.
       Construir a CASA, a família. A casa-mãe, a Igreja e as ramificações em cada casa, em todos os corações, como refere D. António, na Carta Pastoral, “É uma comunidade bela, fecunda e feliz,… luz que alumia os que estão na casa… luz que alumia os que entram na casa”. A Casa é espaço de bênção, de acolhimento, de proteção, e também de envio e de missão. Levar da casa a alegria e a paz que nela se encontra.
       Não é uma casa qualquer, mas Casa da FÉ e do EVANGELHO – referência concreta ao Ano da Fé e à Nova Evangelização –. É na fé que nos descobrimos e encontramos como irmãos em Jesus Cristo, filhos do mesmo Deus, e é no Evangelho que alimentamos a nossa fome e sede de sermos luz uns com os outros, neste mundo que é o nosso.
       Na nossa paróquia o lema será alargado, com a envolvência de Nossa Senhora da Conceição, assumindo a dinâmica diocesana:

“COM MARIA, vamos juntos construir a Casa da Fé e do Evangelho”.

Sem comentários:

Enviar um comentário