segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Encontros... com Jesus...

       1 – Encontros. Nem todos têm a mesma profundidade. Cada encontro deveria ser único. Cada encontro deveria provocar mudança. Quando nos encontramos, a nossa vida enriquece-se.
       Encontrar o outro não é tarefa fácil. Encontrarem-nos também não. O encontro implica-nos, compromete-nos, responsabiliza-nos.
       No Principezinho mostra-se essa clarividência: somos responsáveis pelas pessoas que cativamos. O outro, quando deixo que me encontre, quando o quero encontrar, torna-se especial, torna-se único, muda a minha vida para sempre e muda a qualidade do meu relacionamento com todos os outros.
       Fazemos esta experiência todos os dias: quando amuámos com alguém, a expressão do nosso rosto muda para todas as pessoas. Quando descobrimos a alegria e a paz com esta ou com aqueloutra pessoa, o nosso rosto adquire luz para todas as pessoas que encontrarmos durante o dia.
       2 – Quem se encontra com Jesus Cristo descobre um sentido novo para a sua vida:
  • A Samaritana (Jo 4, 1-42). Um diálogo de descoberta. Jesus interpela-a na sua vida pessoal mas também na sua maneira de se colocar diante de Deus. A Samaritana é desafiada a descobrir a verdade. Converte-se a Jesus e anuncia-O.
  • A mulher adúltera (Jo 8, 1-11). Ninguém te condenou. Vai e não voltes a pecar.
  • Zaqueu (Lc 19, 1-11). O cobrador de impostos, ao serviço do império romano, traidor para os judeus. Jesus encontra-O e Ele muda: compensa os que roubou e dá aos pobres, com generosidade.
  • A mulher que toca no manto de Jesus (Mt 9, 20-22). No meio de uma multidão, a mulher encontra-se. Por vezes bastava-nos tocar o olhar de Jesus, deixarmo-nos envolver pela luz que brota do Seu rosto.
  • Apóstolos. Jesus cruza-se com eles, no meio da multidão, nos seus postos de trabalho. Interpela-os. Vinde e vereis. De discípulos tornam-se Apóstolos. Ouvintes e anunciadores.
  • João Baptista (Lc 1, 39-45). Ainda no seio materno, um e outro. O encontro traz a alegria.
  • Mesmo o jovem rico (Lc 18, 18-27) não fica indiferente à figura de Jesus, quer mais mas naquele momento ainda não está preparado para se deixar envolver pelo chamamento do Mestre. 
       3 – Ao longo da História da Igreja os exemplos multiplicam-se: Paulo de Tarso (Act 9,1-30) – cai em si (ou cai do cavalo) e, perseguindo cristãos, depara-se com a figura de Jesus. A sua vida dá uma volta de 180 graus. De Perseguidor a Apóstolo.
  • Santo Agostinho. O encontro com Jesus transforma-o. A sua vida doravante é dedicada ao estudo, à oração, à reflexão, à pregação da Palavra de Deus.
  • S. Francisco de Assis. Da riqueza material à pobreza, à simplicidade, para que o Evangelho passe pela sua vida, em todos os seus gestos.
  • Inácio de Loyola, S. Francisco Xavier, Madre Teresa de Calcutá, João Paulo II, Padre (Pai) Américo e tantos homens e mulheres.
        4 – Novena da Imaculada Conceição: lugar e espaço para o encontro da comunidade com Nossa Senhora. De Maria, nossa Mãe para Jesus: Fazei tudo o que Ele vos disser. Vamos ao encontro de Jesus, deixemo-nos tocar por Ele, envolver pela luz do Seu olhar, converter pela Palavra que nos dirige.

Editorial Voz Jovem, n.º 92, Novembro 2007

1 comentário:

  1. Passo sempre por aqui, muitas vezes em silêncio.
    Obrigada por tudo aquilo que nos ensina.
    Utilia

    ResponderEliminar