quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

"Nunca escondais Deus e nunca vos escondais de Deus"

       No dia 21 de janeiro, segunda-feira, o Sr. Bispo D. António, juntamente com o Sr. Vigário-Geral, Pe. Joaquim Dias Rebelo, tinha hora marcada com os sacerdotes mais jovens desta nossa Diocese de Lamego, da parte da manhã na Casa de São José.
       O limite: sacerdotes ordenados desde o ano 2000. Ao todo estávamos 23 sacerdotes, sendo eu o mais antigo, de 2000, nascido e batizado na paróquia de São Pedro de Penude e o primeiro a ser ordenado na Diocese por D. Jacinto Botelho, e o mais recente, em julho passado, o Pe. Ricardo Barroco, nascido e batizado na paróquia de São Pedro de Penude, o primeiro a ser ordenado na Diocese por D. António Couto. Outra curiosidade, dois sacerdotes a servir em duas Dioceses vizinhas, Bragança-Miranda e Aveiro.
(A imagem não corresponde à notícia. Esta foi tirada na passagem de D. António Couto, por Tabuaço, na Santa Casa da Misericórdia, aquando da bênção das obras do santuário do Sabroso)

D. António Couto, depois da oração - Hora Intermédia - sugeriu-nos alguns aspetos para meditar, começando por evocar a virgem emártir Santa Inês, que a Igreja celebra neste dia.

       MEDITAR - médico, medicina... Meditar a Palavra de Deus para curar a nossa vida.
       Deus escreve em nós. Escreve o Perdão. "Nunca escondais Deus e nunca vos escondais de Deus"
       O último texto de Deus é a CRUZ. Na Cruz está escrita a nossa estupidez, mas está também escrito o nosso perdão. O AMOR é mais forte que a nossa estupidez.
       A nossa MISSÃO é EXPOR Deus e expormo-nos a Deus.
       Segundo PIO XII a maior heresia do século XX é o ATIVISMO - Eu em movimento. É nosso. É meu. Sou EU o centro. Sou eu que faço.
       No último Síndo dos Bispos sublinou-se precisamente que a Igreja não é chamada tanto a FAZER mas sobretudo a DAR A CONHECER o que Deus fez - REZAR (dar a conhecer o que Deus fez/faz).
       Um encontro leva tempo... 
       SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO - por aí passa a plenização do nosso sermos cristãos e sacerdotes.
       REZAR - dizer a história de Deus connosco. A Palavra de Deus é o que está antes da História.
       LITURGIA das HORAS - viver todas as horas... encher os nossos dias com a Palavra de Deus.
O que mais importa é NÓS estarmos disponíveis...
       O trabalho não deve ser o meu dono. Daí a importância do descanso e do DOMINGO... importa não me deixar dominar pelo trabalho.
       DEUS nunca é HABITUAL, sempre nos surpreende.
       O ESSENCIAL - oração/meditação.

       Houve depois tempo para diálogo, refletindo algumas vivências paroquais, seguindo-se almoço de confraternização. Mais uma oportunidade de refletirmos DEUS e o ministério sacerdotal.

Sem comentários:

Enviar um comentário