domingo, 27 de janeiro de 2013

YOUCAT - citações e sublinhados - 2

193 - Existe alguma lógica que une os sacramentos?
       Os Sacramentos são todos um encontro com Cristo, que é, no fundo, o sacramento original. Há sacramentos da Iniciação, que introduzem na fé: o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia. Há sacramentos da cura: a Reconciliação e Unção dos Enfermos. E há sacramentos da comunhão e do envio: o Matrimónio e a Ordem. [1210-1211]
        O Batismo une a Cristo. A Confirmação concede-nos o Seu Espírito. A Eucaristia liga-nos a Ele. A Reconciliação reconcilia-nos com Cristo. Pela Unção dos Enfermos, Cristo cura, fortalece e consola. No sacramento do Matrimônio, Cristo promete o Seu amor no nosso amor e a Sua fidelidade na nossa fidelidade. Pelo sacramento da Ordem, os Sacerdotes podem perdoar os pecados e celebrar a Santa Missa.

229 - O que faz uma pessoa arrependida?
       Do exame da culpa pessoal surge o desejo de se melhorar; a isto se chama "arrependimento". A ele chegamos quando reparamos na contradição entre o amor de Deus e o nosso pecado. Então, enchemo-nos de dor pelo nosso pecado, propomo-nos a mudar a nossa vida e depositamos toda a nossa esperança na ajuda de Deus. [140-1433, 1490]
       A  realidade do pecado é frequentemente suplantada. Alguns acreditam até que o sentimento de culpa deve ser tratado apenas psicologicamente. No entanto, os autênticos sentimentos de culpa são importantes. É como um automóvel: quando o velocímetro mostra que a velocidade foi excedida, não é o velocímetro que tem a culpa, mas o condutor. Quanto mais perto estivermos de Deus, que é todo luz, tanto mais nítidos se revelam os nossos lados sombrios. Deus, contudo, não é uma luz que queima, mas uma luz que cura, daí que o arrependimento nos impele a caminhar para a Luz em que nos tornamos totalmente saudáveis.

291 - Como pode uma pessoa distinguir se a sua ação é boa ou má?
       O ser humano tem capacidade para distinguir as ações boas das más, porque possui razão e consciência, que lhe permitem juízos claros.
      Existem algumas diretrizes que ajudam a distinguir as boas das más ações: 1. Aquilo que faço deve ser bom; não basta uma boa intenção. Roubar bancos é sempre mau, mesmo que o faça com boa intenção de ajudar as pessoas pobres. 2. Mesmo que aquilo que eu faço seja realmente bom, a má intenção com que o faço torna má toda ação. Acompanhar um senhora idosa até casa e ajudá-la a entrar em casa são ações boas; se o fizer para preparar um futuro assalto, torno má essa ação. 3. As circunstâncias em que uma pessoa atua podem diminuir a responsabilidade, embora não mudem em nada o bom ou mau caráter dessa ação. Bater na mãe é sempre mau, mesmo que antes a mãe tenha dado pouco amor ao filho.

322 - O que é mais importante: a sociedade ou o indivíduo?
       Para Deus o ser humano conta primeiro como pessoa e só depois como ser em comunhão.
       A sociedade nunca pode ser mais importante que o indivíduo humano. O ser humano nunca deve ser um meio para um fim social. No entanto, instituições sociais como o Estado ou a família são necessárias para o indivíduo; elas correspondem até à sua natureza"

469 - O que é a oração?
       Estamos em oração quando o nosso coração se dirige a Deus. Quando uma pessoa ora, entra numa relação viva com Deus.
       A oração é a porta para a fé. Quem ora deixa de viver de si, para si e a partir da própria força. Ele sabe que há um Deus com quem pode falar. Uma pessoa que ora entrega-se cada vez mais a Deus. Ela procura desde já a união com Aquele com quem, cara a cara, se encontrará um dia. Por isso, pertence à vida cristã o esforço pela oração diária. Porém, não se aprende a orar como se aprende uma técnica. Embora isso soe estranho, orar é um dom que se obtém na oração.

470 - Que sentido tem a oração para uma pessoa?
       Nós oramos porque temos um desejo completamente infinito e porque Deus nos criou para Si: “O nosso coração está irriquieto até encontrar o descanso em Ti” (Santo Agostinho). Mas também oramos porque temos necessidade; assim disse a Madre Teresa: “Porque não me posso abandonar a mim mesma, abandono-me a Ele 24 horas por dia.”
       Esquecemos de Deus frequentemente, afastamo-nos, escondemo-nos d’Ele. Mesmo que evitemos pensar em Deus, mesmo que O neguemos, Ele está sempre disponível para nós. Ele procura-nos antes de O procurarmos; Ele anseia por nós, Ele chama-nos. Ao falarmos com nossa consciência, notamos repetidamente que falamos com Deus.
       Ao sentirmo-nos sós, sem ninguém com quem falarmos, notamos que Deus está sempre disposto a conversar. Quando nos vemos em perigo, notamos que Deus respondeu ao nosso pedido de ajuda. Orar purifica. Orar possibilita resistência às tentações. Orar fortalece na fraqueza. Orar tira a angústia, duplica as forças, permite uma respiração mais profunda. Orar torna-nos felizes.

O que significa aprender a orar com Jesus?
       Aprender a orar com Jesus significa entrar na Sua confiança infinita, associar-se à Sua oração e ser levado por Ele, passo a passo, até o Pai.
       Os discípulos, que viviam em comunhão com Jesus, aprenderam a orar escutando e imitando Jesus, cuja vida era inteiramente uma oração. Como Ele, eles tinham de estar alerta, lutar por um coração puro, dar tudo pela vinda do Reino de Deus, perdoar os seus inimigos, confiar em Deus ousadamente e colocar o amor por Ele acima de tudo. Neste exemplo de entrega, Jesus convidou os Seus discípulos a chamar a Deus, ao Omnipotente, "Papá, Pai Querido!" Quando oramos no Espírito de Jesus, especialmente com o Pai Nosso, caminhamos como que nas sandálias de Jesus e podemos estar seguros de que chegamos ao coração do Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário