domingo, 27 de janeiro de 2013

YOUCAT - citações e sublinhados

"No meio de todos os povos da terra, há um Povo diferente. Não se submete a ninguém, só a Deus. Deve ser como o sal, que dá sabor, como o fermento, que entra em tudo, como a luz, que afasta as trevas. Quem pertence ao Povo de Deus deve estar preparado para se achar em aberta contradição com as pessoas que negam a existência de Deus e desprezam os Seus Mandamentos. Na liberdade dos filhos de Deus, nada deve ser temido, nem a morte". n. 125

"Os sacramentos são sinais visíveis de uma realidade invisível, mediante os quais os cristãos podem experimentar a presença de Deus que cura, perdoa, alimenta, fortalece e capacita para amar, visto que neles age a graça de Deus" (p 105)

"No tempo da Sua vida terrena, afluíam a Jesus autênticas multidões de pessoas, que procuravam a Sua proximidade salvífica. Ainda hoje O podemos encontrar, pois Ele vive na Sua Igreja. São dois os lugares onde Ele nos garante a Sua presença: no serviço aos mais pobres (Mt 25, 40) e na EUCARISTIA . Aí acorremos directamente para os Seus braços. Se O deixarmos aproximar-Se de nós na Santa Missa, Ele ensina-nos, alimenta-nos, transforma-nos, cura-nos e torna-Se um connosco" (169)

"O Céu não é um lugar no espaço sideral. É um estado no Além. O Céu é onde a vontade de Deus acontece sem resistência. O Céu é, portanto quando a Vida está presente em elevada densidade e felicidade, uma Vida como ninguém encontra na Terra. Quando, um dia, com a ajuda de Deus, formos para o Céu, estará à nossa espera algo que «o olho não viu, o ouvido não ouviu e não subiu ao coração de nenhum ser humano: o que Deus preparou para aqueles que O amam»; (1Cor 2,9). → 158, 285"

Certamente podemos orar em qualquer parte: na floresta, na praia, na cama. Mas porque nós, seres humanos, não somos apenas espirituais, mas temos corpo, precisamos de nos ver, ouvir e sentir, quando nos queremos encontrar, precisamos de um local concreto para sermos "corpo de Cristo"; precisamos de nos ajoelhar quando queremos adorar Deus; precisamos de comer o Pão transformado, onde ele é oferecido. Precisamos nos deslocar corporalmente, quando Ele nos chama; e um "via-sacra" lembrar-nos-á a quem pertence o mundo e para onde caminhamos (189)

Sem comentários:

Enviar um comentário