domingo, 21 de abril de 2013

Vigília Vocacional, na Semana das Vocações

       14 a 21 de abril, 50.º Semana de Oração pelas Vocações. O papa Paulo VI instituiu o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o intuito de promover as vocações sacerdotais e religiosas, a partir da Diocese de Roma, alargando a sensibilização a toda a Igreja.
       Por proposta do Departamento da Pastoral Vocacional da Diocese de Lamego, realizou-no na sexta-feira, 19 de abril, a Vigília Vocacional. Nos últimos anos, os responsáveis diocesanos têm procurado que esta vigília de oração se realize no arcipretado/zona pastoral onde se realiza a Jornada Diocesana da Juventude. Esta realizar-se-á daqui a um mês, nos dias 17 e 18 de maio, no Santuário de Santa Maria do Sabroso, na paróquia de Santa Maria de Barcos.
       A Vigília de Oração foi presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego, com a presença do Seminário Maior de Lamego, seminaristas e equipa formadora, das religiosas que trabalham na cidade, e de sacerdotes destes Arciprestado, com pessoas das comunidades paroquiais de Tabuaço, Távora, Barcos, Valença do Douro, Chavães, Arcos, Pinheiros, Carrazedo, Sendim, Vale de Figueira...
       A Igreja Paroquial de Tabuaço encheu-se para rezar pelas Vocações sacerdotais, religiosas, laicais, com orações, salmos, cânticos, com leituras bíblicas, com exposição e bênção do Santíssimo. 
       Durante a Homilia, partindo do Evangelho de São Marcos, que narra o chamamento dos Apóstolos, o Senhor Bispo sublinhou a urgência de procurar coisas belas, deixar-se chamar por Jesus, só Ele diz verdadeiramente o meu, o nosso, nome, num convite a "estar com Ele", viver com Ele, e só depois o envio, para levar a Boa Nova, a alegria da salvação a outros. Quando chamados, os apóstolos não pedem tempo para pensar, deixam de imediato o que estão a fazer e seguem Jesus, com desprendimento, com alegria. São os primeiros malucos, trocam a vida que têm pelo seguimento, pela cruz, por Jesus. Hoje, Jesus chama por nós, pelo nosso nome para irradiarmos o Seu Evangelho em casa, na família, entre os amigos. É necessário que a Igreja vá ao encontro das pessoas, saia portas e penetre no mundo. Um dos convites bem vincados por D. António foi a descoberta da beleza de Jesus e do Evangelho. Por vezes andamos atolados no lodo, no lixo, no estrume, à margem da beleza, da vida autêntica que Jesus nos dá. Ele faz-nos discípulos, apóstolos, enviados. No Génesis Deus fez. Deus disse: faça-se e tudo foi feito. Agora é Cristo que re-cria. Faz os 12 apóstolos. Nova Criação.
       Algumas imagens ilustrativas da celebração:








Para mais imagens visitar a página da Paróquia de Tabuaço no facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário