quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aprendendo a agradecer e a pedir desculpa

       A atitude de ‘saber agradecer’ é uma das vertentes com que revelamos quer a nossa educação quer a nossa capacidade de atenção aos outros. Quando dizemos ‘obrigado’ a alguém estamos a envolver e a deixar-nos envolver por este sinal de que a outra pessoa é para nós e a quem dizemos ‘obrigado’, sendo digna da nossa estima e da nossa correlação com ele. Aliás, o uso da palavra ‘obrigado’ é o resumo dessa frase mais longa: ‘sinto- -me muito obrigado a agradecer’. Deste modo, dizer ‘obrigado’ não é uma expressão de obrigação, mas manifesta a nossa dedicação a esse/a quem dizemos simplesmente ‘obrigado’.
       De facto, hoje vivemos, infeliz e desgraçadamente, marcados pela ausência em dizer ‘obrigado’ e em ‘pedir desculpa’... uns aos outros. Parece que estes dois mínimos conceitos e actos de educação foram banidos do nosso trato social... Quem os exercita, a começar em sua casa, no trabalho e no convívio social? Quem os cultiva para com os outros? Haverá honrosas excepções!

       1. Mesmo que de forma simples poderemos apresentar alguns aspectos para uma cultura do saber agradecer:
       Gratidão – ser grato é uma qualidade que exprime o reconhecimento daquilo que nos fazem, de forma directa ver todos em família solidária. ou indirecta, pois a ingratidão é, hoje, mais cultivada do que a gratidão pelos pequenos ou pelos grandes gestos, feitos e factos.
       Simplicidade – para quem recebe gestos e sinais de carinho, desde os mais simples até aos mais complexos, agradecendo a Deus o que d’Ele vamos recebendo e da descoberta de como Ele nos ama... mesmo sem disso estarmos totalmente conscientes, quando Ele se esconde nos rostos de quem nos rodeia.
       Atenção aos outros – na medida em que pensamos mais neles do que em nós mesmos, atendendo mais às suas necessidades e qualidades do que, como acontece agora, nas nossas ‘virtudes’ e aos seus defeitos.
       Valorização mútua – quando agradecemos olhamos mais para aquilo que recebemos do que para aquilo que damos, e, na medida em que damos é para que o que recebemos seja para maior contentamento dos nossos interlocutores habituais, ocasionais ou de convívio mais difícil.
       2. Ao agradecimento está conexa a atitude em pedir desculpa, valorizando a quem podemos ter desagradado ou mesmo ofendido. Também aqui há vertentes simples para que ‘pedir desculpa’ possa ser natural no nosso dia a dia:
- Humildade em reconhecer os seus erros, aceitando-os e querendo corrigi- -los com a ajuda dos outros;
- Sinceridade no trato sem hipocrisias nem aproveitamento dos outros;
- Verdade sem nada esconder nem fazer-se vítima ou réu, sendo leal e vivendo de cabeça levantada por nada ter a esconder a não ser a boa harmonia para com todos... a começar pelos que nos estão mais próximos.
       Será que ainda vamos a tempo de reconstruir a sociedade, dizendo ‘obrigado’ e pedindo ‘desculpa’?

Pe. Sílvio Couto, in Voz de Lamego, 18 de junho de 2013.
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