sábado, 7 de setembro de 2013

SANTA EUFÉMIA - primeiro dia da NOVENA

       Este é o primeiro dia da novena, em honra de Santa Eufémia, na paróquia de Pinheiros.
       Seguindo a edição impressa, da NOVENA sobre a vida de Santa Eufémia, este primeiro dia volta-se sobretudo para o ambiente que que nasceu Santa Eufémia, em família cristã, e numa cidade de florescimento do cristianismo.
       Nasceu à volta do ano 288. É uma data aproximada e possível. Não há, como em relação a muitos personagens da história, um registo de nascimento. A sua morte, aqui há mais certezas, foi em 304. Foi morta com 15/16 anos. Daqui se chega ao ano de nascimento.
       A família deve ter tido, como tem na vida das pessoas, um papel preponderante, mas naturalmente também o ambiente em que nasceu e cresceu.
       A família era nobre. O pai chamava-se Filofrónio (ou Filofrono) e era senador. A mãe chamava-se Teodora (ou Teodósia). Eram cristãos e é como cristã que Eufémia é educada. Sendo uma família rica e nobre, Eufémia teve a oportunidade de estudar.
       Na cidade onde nasceu, Calcedónia, florescia o cristianismo. O ambiente, tal como a família, contribui para a formação da pessoa, no bem ou no mal. A cidade cristã viu, com a perseguição de Diocleciano, imperador romano, grande perseguidor do cristianismo, muitos cristãos serem perseguidos e mortos. O sangue de mártires, diria São Cipriano, é semente de cristãos. Eufémia fortalece a sua fé em Cristo, com o testemunho de muitos cristãos que não temem morrer por Jesus Cristo.
       O horário da Novena: 20:30, com a recitação do Terço, celebração da Santa Missa, e reflexão, pelo que hoje a liturgia da Palavra traz-nos os textos do XXIII Domingo do Tempo Comum, ANO C. No evangelho poderemos escutar Jesus: Se alguém vem ter comigo, e não Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, desejando construir uma torre, não se senta primeiro a calcular a despesa, para ver se tem com que terminá-la? Assim, quem de entre vós não renunciar a todos os seus bens, não pode ser meu discípulo"
     Podemos visualizar estas palavras de Jesus com a vida de Santa Eufémia. Por amor a Cristo, não receou nem a tortura nem a morte. Animava os outros cristãos a não temerem a morte, desejando mesmo substituir-se a eles, com alegria e com cânticos, para testemunhar a força da fé, o amor a Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário